(Foto: via VisualHunt)

A organizadora de eventos Aline Firjam é a convidada para o encontro, que também tem a participação dos professores Isabela Monken e Frederico Braida (Foto: via VisualHunt)

O Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, nesta segunda-feira, 28, o debate “Moda em Juiz de Fora: História e Perspectivas”, com Aline Firjam, organizadora de eventos na cidade. O encontro, gratuito, acontece a partir das 14h, no auditório do IAD, e as inscrições podem ser realizadas por email, sendo limitadas ao número de vagas.

Dentre os eventos recentes que a convidada organizou está o Miss Brasil Gay 2017. Durante o encontro, os professores do IAD Isabela Monken e Frederico Braida discutirão as temáticas “Desafios e oportunidades no campo da moda em Juiz de Fora” e “Reflexões sobre eventos de grande porte já realizados na cidade no âmbito da moda e da cultura”, focando em eventos como o “Fashion Days” e o “Miss Gay Guest Fashion”.

Isabela, que é uma das organizadoras, afirma que o foco das entrevistas será “a abordagem acerca da moda local e das oportunidades, bem como os desafios para os alunos que chegam a esse mercado”. Também participam dos debates as bolsistas integrantes de projetos desenvolvidos no IAD, Ingrid Cardoso e Paloma Ferreira.

Para a professora, embora o encontro seja destinado a um ramo específico, seus desdobramentos são relevantes em vários âmbitos de Juiz de Fora: “Apesar de ser um encontro aparentemente vinculado apenas à moda, acho importante frisar seu valor, na medida em que temos como palestrante Aline Firjam, uma das organizadoras de grandes eventos na cidade, como o último Miss Gay.” Segundo Isabela, a escolha de Aline se deu pela união de ser uma profissional atuante no mercado da cidade, mas que também conta com experiência no meio acadêmico.

Isabela afirma que o potencial da moda é bastante amplo. “A moda, em sua sintaxe e desdobramentos, afeta a todos, inclusive aqueles que não têm uma relação direta com esse sistema produtivo, cultural e simbólico. Imagine, por exemplo, o último Miss Gay, quando moda, arte e cultura, certamente, reverberaram na movimentação de pessoas na cidade, na circulação na rede hoteleira e nos estabelecimentos em geral. Ou seja, um evento sobre moda em Juiz de Fora pode e deve interessar a todos os profissionais que aqui atuam nos mais diversos setores.”

O encontro integra o projeto “Diálogos: Moda, Design e Arte”, sediado no IAD, e que conta com coordenação dos professores Isabela Monken, Frederico Braida e Myrtes Raposo. A iniciativa busca estabelecer um contato maior dos alunos junto a profissionais inseridos no mercado de trabalho.

O email para inscrições é dialogosdesignarte@gmail.com. A participação, condicionada ao número de vagas, dá direito a certificado.