As competências midiáticas ajudam na formação de um olhar crítico sobre a comunicação (Foto: Kaboompics / Freepik)

As competências midiáticas ajudam na formação de um olhar crítico sobre a comunicação (Foto: Kaboompics / Freepik)

A cada ano, fica mais fácil se comunicar. Especialmente na última década, com a consolidação da internet como um marco na forma como recebemos, compartilhamos e produzimos informações. Hoje, estamos na era de notícias a um tweet de distância e até mesmo das fake news — cuja força já até ajuda a eleger presidentes.

Com todas essas mudanças e novidades no âmbito da comunicação, é ressaltada a importância de novos parâmetros para a educação em relação à mídia. Este é o tema que permeia o II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro de 2017, na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O que são competências midiáticas?

A organizadora do evento e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom), Gabriela Borges, explica a competência midiática se trata de ajudar a população a compreender melhor as diversas mensagens que recebe de todos os tipos de mídia, e que esta é responsável por papéis importantes — desde algo coletivo, como a definição da cultura popular, como particular, como escolhas individuais.

“Dois aspectos devem ser ressaltados: o primeiro é que, com a competência midiática, é possível fornecer elementos para que as pessoas tenham uma leitura crítica do que elas acessam. O segundo é proporcionar uma reflexão que, à medida que é feita, faz com que as pessoas produzam conteúdos mais bem trabalhados, além de rever alguns tipos de comportamento, como, por exemplo, compartilhar notícias falsas”, avalia a organizadora.

Evento receberá palestrantes brasileiros e internacionais (Foto: Divulgação)

Evento receberá palestrantes brasileiros e internacionais (Foto: Divulgação)

Sobre o congresso

“É a primeira tentativa do PPGCom de se inserir internacionalmente e construir pesquisas em conjunto, contribuir para seus desdobramentos”, ressalta Gabriela Borges. “Os aspectos interculturais são de importância para essa área de conhecimento, além de ser um diálogo necessário.”

A primeira edição do evento aconteceu na Universidade de Cali, na Colômbia, em 2016. O evento é realizado pela Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação sobre Competências Midiáticas para a Cidadania (Alfamed). A programação preliminar do evento prevê discussões sobre o panorama atual midiático e os desafios para a popularização deste campo de estudos a fim de promover o desenvolvimento da Competência Midiática no século XXI. Serão recebidos palestrantes brasileiros e internacionais.

Como participar do evento?

O evento é aberto para participação com apresentação de trabalhos ou somente como ouvinte. Os preços para alunos de graduação, pós-graduação e docentes, bem como as instruções para realizar a inscrição, está disponível on-line. O envio de resumos expandidos pode ser realizado até este domingo, 27 de agosto, e deve obedecer às normas do congresso, também divulgadas em seu site oficial.

Outras informações

Site oficial

Inscrições

Programação