Haddad faz palestra de abertura da Conide. (Foto: Iago Medeiros)

Haddad faz palestra de abertura da Conide. (Foto: Iago Medeiros)

Uma economia mais ligada ao meio ambiente foi  a proposta apresentada pelo ex-ministro da Fazenda Paulo Roberto Haddad da abertura da  Conferência de Inovação e Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira (Conide), na noite da última terça-feira, 22. Haddad apresentou aspectos históricos das iniciativas governamentais em descentralizar o desenvolvimento para as cidades de porte médio no estado, criando o que ele chamou de “metrópoles de equilíbrio regional”. O modelo, baseado na experiência francesa na década de 60, designa uma cidade destinada a atuar no contrapeso da hiper centralização econômica.

Segundo o palestrante, esse modelo deve ser associado a uma visão de desenvolvimento sustentável, que entende o ecossistema como um subsistema da economia. “Hoje a economia usa o ecossistema como um almoxarifado de recursos naturais. Depois de consumir e produzir, joga fora os dejetos. O meio ambiente é tratado ou como depósito de lixo ou como almoxarifado de recursos. A pobreza está associada ao drama ambiental. Você não pode dissociar o drama social da crise ecológica.”.

Para Haddad, é necessário analisar os custos dos impactos ambientais para a construção de um empreendimento. Sustentado por dados retirados de pesquisa elaborada pela Embrapa, apontou que muitos investimentos possuem taxa interna de retorno negativa, ou seja, destruíram mais valor agregado do que construíram. “Você gera riqueza de um lado para pagar os custos ecológicos pelo outro. Se o Rio São Francisco está se deteriorando, é como um capital fixo da sua empresa estivesse se deteriorando. É o valor do capital mineiro indo embora”, apontou.

Na mesma linha, ele acredita que a próxima onda de inovação acontecerá em prol da produtividade dos recursos naturais, dada a escassez destes. Na história, desde o século XVI, as cinco ondas de inovação ocorreram para o aumento da produtividade no trabalho. Como opções para fomentar essa postura mais atrelada ao que chamou de “capitalismo natural”, Haddad sugeriu a criação de instrumentos fiscais e de mercado, como Ecocrédito Municipal, ICMS Ecológico, Certificações Negociáveis e Compensação Ambiental. Entretanto, ele ressaltou que a população possui importante parcela para construção dessas políticas, a partir do “inconformismo” com o atual modelo de desenvolvimento.

Sobre a Conide:

A 1ª Conferência de Inovação e Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira (Conide) tem como  objetivo de convergir, num mesmo espaço, diversas visões sobre desenvolvimento econômico e social, promovendo o debate sobre essas perspectivas e sua aplicação. O evento reúne integrantes das prefeituras de cidades da Zona da Mata, empresários, associações de classe, sindicatos, comunidades acadêmicas e membros da sociedade civil.

A Conide é uma realização do  Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI-Mata), ligado ao Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).