Peça infantil "Sonhos da Rainha da Noite" (Foto: Divulgação)

Em 51 anos de atividades ininterruptas, grupo soma mais de 200 montagens e uma média de 120 apresentações anuais (Foto: Divulgação)

O Grupo Divulgação, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), será agraciado pela Câmara Municipal com a medalha Geraldo Pereira. A solenidade acontece nesta quinta-feira, 24, às 19h30, no Plenário Legislativo da Câmara. A medalha busca homenagear aqueles que se notabilizaram na produção, difusão e engrandecimento das manifestações artístico-culturais e sociais na cidade e será entregue a dez representantes da cultura.

A lista dos dez escolhidos é composta por pessoas físicas e jurídicas com relevância no cenário cultural não somente juizforano, mas também em maior abrangência. Para o fundador do grupo, José Luiz Ribeiro, deve ser ressaltado o destaque àqueles que contribuíram na expansão da importância cultural da cidade além de seus limites. “É um prêmio além de Juiz de Fora, nenhum deles é um valor apenas local. É uma necessidade que temos de o pessoal mais novo conhecer o que há na cidade”,

Sobre a importância da valorização do trabalho do Grupo Divulgação, Ribeiro destaca o resgate das raízes. “Estamos muito felizes, é um trabalho de 51 anos anos, e muito grande com a cultura popular. A gente tem muitas dificuldades no Fórum da Cultura, e a nossa sociedade precisa resgatar suas raízes.”

A Câmara justifica o prêmio descrevendo a atuação do Divulgação, em 51 anos ininterruptos, no desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão, “em repertório que abrange a dramaturgia universal e brasileira e conta com a produção de uma dramaturgia própria, criada a partir das necessidades temáticas e estéticas do próprio grupo”. Em toda a sua história, são mais de 200 montagens e uma média de 120 apresentações anuais.

A Medalha Geraldo Pereira será entregue pela primeira vez. O prêmio homenageia o sambista juizforano Geraldo Pereira, que ganhou projeção nacional e foi considerado um dos principais expoentes do samba de gafieira do país.

Em 2016, quando o Divulgação completou 50 anos, a Câmara já havia conferido a Medalha do Mérito Legislativo ao projeto. O grupo também foi agraciado com o Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, oferecido pela Prefeitura de Juiz de Fora.