A busca pela compreensão abrangente sobre a estrutura, a organização e o funcionamento das redes de atenção aos usuários de drogas, nos cenários nacional e regional, norteou a tese do doutorando Pedro Henrique Antunes da Costa. A pesquisa intitulada “Nós, Laços e Tramas: Compreendendo a Rede de Atenção aos Usuários de Drogas” foi defendida no Programa de Pós-graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no último dia 18.

A partir de uma análise teórico-conceitual em um contexto nacional, o estudo buscou entender como as redes de atenção aos usuários de drogas são pensadas idealmente para atender a esse público especificamente. As políticas públicas envolvidas foram analisadas, assim como o histórico das redes enquanto arranjos culturais e formas de se estruturar sistemas para a saúde e outras áreas. Em um segundo momento, fundamentada na proposta avaliativa de Análise de Redes Sociais, a pesquisa se voltou para descobrir como a rede de atenção aos usuários de álcool e outras drogas se configura na prática no município de Juiz de Fora.

O acadêmico esclarece que foram avaliadas três dimensões da rede de atenção a começar pela integralidade, que se dá, dentre outras formas, a partir do cuidado contínuo com a promoção da saúde, prevenção e tratamento. Outra dimensão é a intersetorialidade, que seria a articulação entre diferentes setores e que, para o caso, considerou a Saúde e a Assistência Social. A terceira dimensão avaliada foi o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), principal dispositivo na assistência especializada em álcool e outras drogas.

O pesquisador ressalta, ainda, o papel central do Caps Ad nas redes, bem como os desafios para a melhoria da qualidade do atendimento. “Por mais que ele tenha avançado, em termos de implementação nos últimos anos, a sua quantidade, inclusive em Juiz de Fora, está aquém da demanda”, avalia. Além disso, o acadêmico observou que preceitos, como os da integralidade e da intersetorialidade, podem ser intensificados no planejamento e nas dinâmicas de trabalho.

Neste cenário, o estudo busca, a partir dos pontos levantados, “potencializar as ações públicas estatais especialmente no contexto atual de desmanche e crescimento de propostas de sucateamento e subfinanciamento”, como aponta o doutorando.

O professor orientador, Fernando Antonio Basile Colugnati, observa que a análise da pesquisa em questão torna possível a formulação ou reformulação de políticas públicas relacionadas aos usuários de drogas. “Este método propõe formas de analisar as relações das rede de atenção de maneira crítica podendo, inclusive, mensurar o distanciamento da rede observada em comparação com a rede proposta pelas políticas públicas.”

Contatos:
Pedro Henrique Antunes da Costa (Doutorando)
phantunes.costa@gmail.com

Fernando Antonio Basile Colugnati (Orientador – UFJF)
fcolugnati@gmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dr. Fernando Antonio Basile Colugnati (orientador  – UFJF)
Profa. Dra. Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov (UFJF)
Profa. Dra. Girlene Alves da Silva (UFJF)
Prof. Dr. Marcelo Dalla Vecchia (UFSJ)
Profa. Dra. Márcia Gomide (UFRJ)

Outras informações: (32) 2102-3103 –  Programa de Pós-graduação em Psicologia