Termina nesta quarta-feira, dia 23, o prazo de inscrição para o edital (08/2017) de apoio a programas e projetos de extensão. Trata-se de uma iniciativa que visa a atender uma das principais demandas que historicamente vem sendo apresentada pelos coordenadores de projetos, programas, cursos e eventos de extensão: a oferta de serviços e produtos pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) articulada à concessão de bolsas.

O objetivo é possibilitar o custeio de serviços e materiais de consumo e o empréstimo de materiais permanentes a programas e projetos de extensão.O documento pode ser consultado neste link.

Os coordenadores dos programas e projetos aprovados nos Editais 03/2016 (Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa); 01/2017 (Programas e Projetos de Extensão Demanda Espontânea com a Concessão de Bolsas de Extensão); 02/2017 (Projetos de Extensão do Programa Boa Vizinhança – Campus Juiz de Fora); 03/2017 e 05/2017 (Projetos de Extensão do Programa Boa Vizinhança – Rio Doce), pertencentes ao quadro da UFJF, podem apresentar as solicitações de apoio, que serão recebidas eletronicamente até 23 de agosto por meio deste formulário de inscrição. Os pedidos serão analisados por uma comissão, composta por membros da equipe da Proex. Serão utilizados, como critérios de desempate no resultado final: maior tempo em exercício do coordenador na Extensão Universitária na UFJF; e maior tempo em exercício do coordenador na UFJF, respectivamente.

Segundo a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, a iniciativa, que será custeada com recursos da própria Universidade, vai ao encontro das demandas dos extensionistas. “Procura atender a uma reivindicação histórica de professores e técnico-administrativos que coordenam projetos e programas de extensão, para que a Universidade ofereça a eles um apoio para além das bolsas concedidas. Há uma fala, constante entre coordenadores: para que essas ações ocorram em plenitude é preciso mais que bolsas.”

As solicitações de apoio aprovadas receberão o custeio total de R$ 30 mil, direcionados para passagens aéreas e rodoviárias, diárias, utilização de veículo oficial da UFJF, materiais de consumo e serviços gráficos. Também, está previsto o empréstimo de material permanente, como computadores, notebooks, câmeras fotográficas, caixas de som, instrumentos musicais, dentre outros.

O documento foi produzido em parceria com a Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Propof) e é fruto de debates estabelecidos no Conselho Setorial de Extensão e Cultura. “Os conselheiros de Juiz de Fora e de Governador Valadares discutiram a minuta por meio de webconferência, o que resultou neste edital que estamos lançando. Ele vai possibilitar que os coordenadores das ações de extensão tenham, igualmente, a oportunidade de solicitar apoio à Proex, evitando a dinâmica de procuras individuais e isoladas. Os recursos disponibilizados ainda são insuficientes para atender a totalidade das ações de extensão da UFJF, mas, por ora, essa iniciativa significa a construção de uma via de acesso aos recursos financeiros da Proex de forma clara, transparente e democrática”, argumenta Ana Lívia.

“A elaboração do edital movimentou vários setores administrativos da Reitoria, para que nós conseguíssemos articular a logística e a viabilidade deste projeto dentro do limite de tempo e da possibilidade financeira de execução dos recursos”, completa a assistente em Administração da Proex, Aline Nery.

Resultado

O resultado da classificação parcial será divulgado na página da Proex, por título da proposta, em ordem decrescente de classificação, no dia 4 de setembro. Os pedidos de reconsideração poderão ser feitos nos dias 5 e 6 de setembro e deverão ser apresentados e entregues neste formulário. O resultado final também será divulgado na página da Proex, no dia 13 de setembro.

Confira, aqui, a íntegra do edital.

Outras informações: (32) 2102-3971 (Pró-reitoria de Extensão)