Os alunos da equipe Rampage, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), alcançaram a 19ª colocação no Enduro do Torneio Baja SAE Regional. A competição aconteceu entre os dias 18 e 20 de agosto, na cidade de Piracicaba (SP), e contou  com participação de 34 equipes de diferentes instituições de ensino da região Sudeste.

(Foto: Divulgação)

Torneio foi constituído por fases de avaliação, envolvendo processos do projeto, velocidade, aceleração e resistência (Foto: Divulgação)

O torneio foi constituído por duas fases de avaliação. A primeira, estática, composta pelos processos do projeto: projeção, construção e validação de segurança, a partir de testes. Posteriormente, ocorreram as avaliações dinâmicas, que englobam atribuições como velocidade, aceleração e o principal quesito, a resistência, que exige dos competidores que o carro consiga percorrer o circuito off-road por um período de quatro horas.

De acordo com o estudante de economia Gabriel Scarlatelli, o desempenho da equipe foi “extremamente satisfatório”, uma vez que o planejamento foi atingido e houve um salto de produção e empenho em relação a competição nacional, realizada no começo do ano. “Cumprimos nosso objetivo de passar das provas estatísticas e ir para o enduro. O carro foi muito valente, aguentando tudo. Por ser nosso primeiro projeto, foi algo histórico, ficamos na frente de várias equipes consagradas”, afirma

(Foto: Divulgação)

Entre as etapas, carro tinha que percorrer circuito off-roa por um período de quatro horas (Foto: Divulgação)

Segundo Scarlatelli, a experiência de participar da competição foi única, tendo possibilitado colocar em prática o trabalho de meses, além de ter proporcionado a troca de informações com outros participantes da região Sudeste. Com isso, ele acredita que a expectativa para as próximas provas aumenta. “A competição nos deu muito ânimo, vimos que, para uma equipe iniciante, fomos muito bem. Agora sobra ainda mais vontade de fazer um carro melhor para a próxima competição, conseguindo uma colocação melhor.”

A próxima competição a ser disputada pela Rampage será a Baja SAE Nacional, prevista para acontecer no primeiro semestre de 2018. Os vencedores dessa fase seguem para o torneio internacional, que será realizado nos Estados Unidos.

Sobre a Sae
A SAE é uma sociedade fundada em 1905, que tem como foco desenvolvimentos em engenharia. As competições de Baja foram criadas em 1976 e introduzidas em nosso país em 1995 pela SAE Brasil, filiada à SAE International. No Brasil, além das competições Baja, a sociedade realiza disputas entre estudantes em áreas como a aeronáutica e carros Fórmula.

Rampage Baja