Dando início ao Ciclo de Debates sobre as relações interpessoais e assédios na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a primeira palestra acontecerá na próxima quinta-feira, dia 24. O debate – As relações humanas e a saúde no trabalho – será no anfiteatro da Faculdade de Comunicação (Facom), a partir das 9h, com a coordenadora da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe), Renata Mercês Oliveira de Faria, e com a professora da Faculdade de Enfermagem, Rosangela Greco.

Coibir ações que possam caracterizar assédio

Ao todo, serão promovidos quatro encontros, um por mês, de agosto até novembro. O objetivo é fomentar reflexões acerca das responsabilidades na construção de relações de trabalho saudáveis em toda comunidade acadêmica, além de enfatizar o compromisso da Administração Superior em coibir ações que possam caracterizar assédio ou outros tipos de violência no ambiente acadêmico.

O assédio moral é, atualmente, um dos grandes problemas enfrentados por profissionais nos mais diversos setores do mercado de trabalho. Atitudes abusivas têm crescido e prejudicado o estado físico e/ou psíquico de trabalhadores e alunos. “Entendemos que esse processo de discutir sobre esses assuntos pode trazer ideias de intervenções futuras. O ciclo é o primeiro passo a ser dado para pensarmos na melhoria desse contexto”, ressalta Renata Faria.

Nesta primeira atividade, Renata apresentará os resultados obtidos na pesquisa de sua tese de doutorado, cujo tema foi a relação de trabalho e a saúde entre os assistentes administrativos da UFJF.  Na palestra serão apresentados conceitos teóricos e práticos sobre a importância de humanizar as relações interpessoais no trabalho, com intuito de ampliar as discussões e a capacitação sobre a temática.

“Estamos vivendo em um mundo no qual essas relações estão cada vez mais desumanas. Por isso, é necessário retomar esses conceitos, mostrar a importância da humanização e como o trabalho pode contribuir para saúde pessoal”, afirma Rosângela.

As inscrições para todas as palestras são gratuitas e podem ser feitas nos dias dos encontros. Será conferido certificado aos participantes. O Ciclo de Debates é organizado em parceria pelas pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progepe) e de Assistência Estudantil (Proae), pelas ouvidorias Especializada em Ações Afirmativas e Geral, e pelas diretorias de Ações Afirmativas (Diaaf) e de Imagem Institucional.

Confirme sua presença aqui!

Confira a programação completa do Ciclo de Debates sobre relações interpessoais e assédios

Outras informações: (32) 2102-3930 (Pró-reitoria de Gestão de Pessoas)

(32) 2102-6919 (Diretoria de Ações Afirmativas)