A Liga Acadêmica de Hematologia (LAH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza a segunda edição da Campanha Solidária de Doação de Sangue. Os interessados deverão comparecer ao Hemominas, entre os dias 21 e 25 de agosto, das 7h às 18h, e realizar a doação em nome da Liga de Hematologia. Todas as doações feitas em nome da LAH serão encaminhadas para o Hospital Universitário (HU).

A campanha surgiu com intuito de aproximar a Liga da população em geral, não apenas dos pacientes hematológicos, possibilitando o aumento de doações sanguíneas para o HU. “Nossos ligantes presenciam constantemente a necessidade das transfusões de sangue e de hemoderivados para muitos pacientes e têm conhecimento da realidade do nosso hemocentro, sempre funcionando abaixo do limite de bolsas de sangue ou mesmo, em muitas ocasiões, zerados de bolsas de determinados tipos sanguíneos. Nossa ação não poderia ser outra além de tentar estimular o ato da doação de sangue, buscando o apoio da população, seu desprendimento e solidariedade, em prol de causa tão necessária e vital”, afirma a presidente da LAH, Maria do Carmo Mattos.

Neste ano, por meio de parceria com os organizadores do Calouro Solidário da Faculdade de Medicina da UFJF, será disponibilizado transporte gratuito de alunos, professores e funcionários da Universidade que manifestarem interesse em participar da ação. O ônibus estará disponível na sexta-feira, 25, às 15h, no ponto do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Integrantes da LAH estarão presentes durante todo o trajeto e permanência no Hemominas, informando sobre o processo de doação de sangue e a importância desse ato solidário.

De acordo com Maria do Carmo, a expectativa é conseguir o dobro de doações do ano anterior, proporcionando alívio para as reservas de bolsas de sangue. A intenção da Liga é realizar anualmente a campanha, com objetivo de conscientizar, no longo prazo, a importância da doação regular de sangue nos hemocentros.

O Hemominas fica localizado na rua Barão de Cataguases, s/nº, Centro (atrás do Palácio da Saúde, ao lado do Mergulhão).

Quem pode doar?

Para doar sangue é importante ter e estar com boa saúde; não ter tido hepatite após 11 anos de idade, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 18 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem participar, se acompanhados do responsável legal ou portando autorização deste, com fotocópia do documento de identidade do responsável. Pessoas com mais de 61 anos poderão doar se tiverem realizado pelo menos uma doação antes dos 60 anos.

O doador deve dormir bem na noite anterior à doação; não ter sido exposto à situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis; não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; e não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses. Nas doações pela manhã, o doador deve se alimentar antes. Já naquelas feitas na parte da tarde, é preciso que haja um intervalo de três horas após o almoço.

Sobre a Liga

Fundada em 2008, a Liga Acadêmica de Hematologia tem como proposta apresentar atividades extracurriculares aos graduandos em Medicina e Enfermagem, como estágio supervisionado no Hospital Universitário (HU) da UFJF, elaboração de projetos de extensão e campanhas de doação de sangue.

Os membros da Liga também participam de reuniões científicas mensais, discussões de casos clínicos, aulas teórico-práticas relacionadas à Hematologia e Hemoterapia, desenvolvendo diversas atividades na Fundação Ricardo Moysés Júnior, no bairro Cascatinha.

Outras informações: Liga Acadêmica de Hematologia (LAH)