"Contribuir para a melhoria e desenvolvimento da educação pública é um dos papéis da Universidade", reforça Marcus David em solenidade. (Foto: Twin Alvarenga)

“Contribuir para a melhoria e desenvolvimento da educação pública é um dos papéis da Universidade”, reforça reitor Marcus David em solenidade. (Foto: Twin Alvarenga)

Sessenta e seis estudantes receberam suas medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2016, neste sábado,19. A solenidade aconteceu no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  e contou com a presença do reitor Marcus David e da pró-reitora de Extensão Ana Lívia Coimbra.

“Contribuir para a melhoria e desenvolvimento da educação pública é um dos papéis da Universidade, seja formando os professores da educação básica, por meio das licenciaturas, ou indo além e auxiliando na elaboração de políticas públicas, colaborando na aplicação de provas,  desenvolvendo projetos de extensão e oferecendo programas que motivam os estudantes a se dedicarem à sua formação escolar. Despertar neles o desejo de se tornarem estudantes da Universidade, é a sua razão de ser,” salientou o reitor Marcus David.

“A Olimpíada é um processo, que envolve os alunos, os professores e os familiares. Para os estudantes de escolas públicas, esta competição mostra o quão capazes todos são. Vocês conquistaram a medalha com seus esforços,” afirmou o professor do Departamento de Matemática da UFJF e coordenador regional da Obmep, Sandro Rodrigues Mazorche. Junto dos alunos de 11 cidades da Zona da Mata, cinco professores de escolas ligadas à Superintendência de Ensino (SRE) de Juiz de Fora também foram premiados pelo bom desempenho que suas turmas tiveram na prova.

Como estímulo para aprofundarem o vínculo com a matemática e desenvolverem suas habilidades e conhecimentos, os medalhistas receberão bolsas de iniciação científica como o PIC Jr, e os professores condecorados, a bolsa Obmep na Escola. Os alunos premiados pela prova em edições anteriores e que cursam a graduação podem participar de outros programas como o PCME e a bolsa de manutenção do Instituto TIM– Obmep.

O PICME é coordenado pela professora do Departamento de Matemática Flaviana Andrea Ribeiro, enquanto o PIC Jr é coordenado pela professora Beatriz Casulari da Motta Ribeiro, a qual destacou que, “os programas mostram a estes alunos que a Universidade não está fora do alcance deles. Muitos percebem o potencial que têm ao serem premiados, e veem na iniciação científica uma futura vida acadêmica, principalmente, os que já estão no ensino médio.”

O estudante Mateus Dornellas foi premiado pela terceira vez, e conta que o sonho de ingressar em uma Universidade se torna mais real. ”Com a bolsa de iniciação, você aprofunda o seu conhecimento, pois há como procurar por vídeos no portal do Programa, recebemos apostilas, contamos com o amparo de professores do Departamento de Matemática da UFJF e, com isso, nosso interesse pelas Ciências Exatas vai aumentando”.

Vinda de Conselheiro Lafaiete, a estudante do Colégio Militar de Juiz de Fora e medalhista de prata Maria Luzia Sodré enfatiza a proximidade que já começa a se estabelecer com o campus. “A entrega de medalhas já foi realizada em um espaço de produção e divulgação de conhecimento da UFJF, o que já nos motiva a explorar mais a ciência, e quem sabe, no futuro nos dedicarmos a ela.”

No total, foram entregues seis medalhas de ouro, 23 de prata e 37 de bronze, para estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. Na UFJF,  desde 2009, 132 alunos já participaram do programa de iniciação científica e mestrado PICME, o qual  oferece aos premiados da Olimpíada a oportunidade de realizar estudos avançados em matemática, paralelos à graduação.  E, atualmente, quatro estudantes são beneficiados com a bolsa manutenção do Instituto TIM- Obmep.