Território em ascensão desde meados de 2005, a plataforma Youtube foi uma das principais responsáveis pela disseminação de conteúdo audiovisual gratuito e de fácil acesso na internet. Como forma de divulgar o trabalho dos produtores, o site Geek Pop News (GPN) lançou o 1º Festival GPN de Youtube. A ideia é premiar os principais canais do Youtube da região da Zona da Mata.

O Festival acontece neste sábado, 19, das 15h às 18h, no Museu de Arte Murilo Mendes. A cerimônia contará com diversas palestras, apresentações de vídeos, movimentos artísticos, musicais, entre outros. A entrada é franca. A escolha dos canais foi feita a partir de uma pesquisa na região da Zona da Mata, levando em conta critérios como a qualidade das produções e a dedicação dos profissionais .

De acordo com o organizador do evento, Eustáquio Ferraz, a ideia surgiu da falta de incentivo aos produtores de conteúdo locais. “Nosso objetivo é promover e incentivar a criação de conteúdo na internet, ampliando e desenvolvendo a disseminação de informação e entretenimento”. Além da divulgação, o projeto propõe novas oportunidades para os Youtubers. “Desta forma possibilitaremos aos patrocinadores não só uma aproximação com o público, como também a criação de laços com influenciadores digitais da região  na expansão de oportunidades relacionadas ao mercado virtual”.

O festival é destinado a todo criador de conteúdo para internet e a admiradores de produção para canais do Youtube interessados na área, além de pesquisadores e fãs. O Brasil é o segundo país com o maior tempo de vídeos assistidos na plataforma, ficando atrás somente dos EUA. Em 2014, uma pesquisa encomendada pela Google apontava cerca de 70 milhões de espectadores de vídeo online no país, consumindo, em média, 8,1 horas semanais de vídeos na web, sendo os jovens uma parcela representativa deste público.

Serviço:

1º Festival GPN de Youtube Data: Dia 18 de agosto

Data: 19 de Agosto

Hora: das 15h às 18h

Local: Museu de Arte Murilo Mendes – Rua Benjamin Constant, 790, Centro –

Entrada Franca

Outras informações:

(32) 3229 9070 (MAMM)