A Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), em parceria com a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou, nesta sexta-feira, 18, edital para seleção de alunos de graduação para estágio curricular obrigatório não remunerado.

São oferecidas 14 vagas, sendo:

• 5 vagas para Engenharia Civil: (duas vagas para atuar em manutenção predial; uma vaga para atuar em orçamentação e gerenciamento de projetos/obras; uma vaga para atuar em estruturas; e uma vaga para atuar em instalações hidrossanitárias.);
• 3
 vagas para Engenharia Elétrica;
• 1 vaga para Engenharia Mecânica;
• 1 vaga para Engenharia Ambiental e Sanitária;
• 1 vaga para Engenharia da Produção; e
• 3 vagas para Arquitetura e Urbanismo.

Segundo o diretor da Faculdade de Engenharia da UFJF, Hélio Antônio da Silva, a crise financeira vivida pelo Brasil tem dificultado a absorção de novos profissionais pelo mercado, inclusive no que diz respeito aos estagiários.

“Nossos alunos, devido a essa situação, às vezes têm percebido dificuldades de encontrar oportunidades de estágios, que são obrigatórios por questão curricular. E também temos que ressaltar que não é só por questão curricular. O estágio, mesmo que não seja o obrigatório, é importante para que o estudante possa colocar em prática o que aprendeu em sala de aula, além de estreitar o contato com os profissionais da área. Isso mostra a importância desta parceria, pela qual a Faculdade de Engenharia só tem a agradecer à Proinfra pela iniciativa”, pondera.

Como se inscrever

As inscrições deverão ser realizadas presencialmente na secretaria da Faculdade de Engenharia, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, das 8h às 18h.

Para se inscrever, o aluno interessado deve preencher e assinar a ficha de inscrição junto à secretaria da Faculdade de Engenharia, além de entregar histórico escolar atualizado e plano de disponibilidade de horário (Anexo I do Edital).

Também é preciso ter disponibilidade de 12 horas semanais e previsão de formatura até o ano de 2018.

Processo de seleção

A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas: a primeira, classificatória e eliminatória, ocorre no âmbito da coordenação do curso. Neste momento, serão classificados até três candidatos por vaga ofertada no edital. A classificação obedecerá, na ordem, aos seguintes critérios:

• Previsão da formatura até o ano de 2018;
• Disponibilidade das 12 horas semanais;
• Maior Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

Na segunda etapa, classificatória, os candidatos classificados na etapa anterior serão entrevistados por uma comissão, formada por profissionais da Proinfra, de acordo com as respectivas áreas. A entrevista avaliará os conhecimentos básicos de cada candidato.

Os candidatos classificados que excederem as vagas ofertadas irão compor cadastro de reserva e poderão ser convocados de acordo com as necessidades da Proinfra.

A divulgação da classificação final está prevista para o dia 15 de setembro e será feita na página da Proinfra.

Como é o estágio?

O estágio será realizado na Proinfra, no campus sede. As atividades do setor estão relacionadas com a elaboração, acompanhamento, coordenação e fiscalização de projetos e estudos técnicos de Engenharia e Arquitetura, obras e/ou manutenção das instalações da UFJF.

O desenvolvimento das atividades de estágio será supervisionado por profissional da Proinfra, de acordo com as respectivas áreas técnicas. O estágio contará também com acompanhamento de professor responsável da Comissão de Orientação de Estágio em cada curso.

Para o professor do Departamento de Projetos, História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo, Gustavo Francis Abdalla, a possibilidade de atuar com a presença e orientação de arquitetos da Pró-reitoria trará uma contribuição significativa para os alunos “em relação à dinâmica e desenvolvimento em serviços de projeto, acompanhamento de obras, trabalho multidisciplinar, entre outros”. “A Proinfra é um local onde o aluno do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo terá a oportunidade de se envolver com questões práticas de projeto de edificações e de áreas livres no campus da UFJF”, completa.

A carga horária total a ser cumprida será aquela prevista no currículo de cada curso.

Confira, aqui, a íntegra do edital.

Outras informações: (32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão