Com o tema central “Questões atuais da educação infantil”, será realizado no sábado, dia 19, o  I Seminário do Fórum de Educação Infantil Regional Zona da Mata. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é uma das parceiras do evento, e contará com a participação de professores e estudantes da Faculdade de Educação (Faced). As atividades serão realizadas no Instituto Metodista Granbery, das 8h30 às 17h.

O fórum é uma instância autônoma, interinstitucional e suprapartidária, comprometida com a defesa do direito de bebês e crianças à educação infantil de qualidade. É composto por profissionais e estudantes do campo da educação básica e superior  de Juiz de Fora, e tem, dentre suas principais reivindicações, o entendimento da educação infantil enquanto campo de conhecimentos, de atuação profissional e de política educacional pública.

Programação

As atividades do I Seminário do Fórum de Educação Infantil Regional Zona da Mata serão divididas em dois turnos. Na parte da manhã, das 8h30 às 12h, serão abordados os seguintes temas: Base Nacional Comum Curricular;  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; e  Práticas Pedagógicas de Leitura e Escrita. O debate será realizado pelas professoras da Faced-UFJF, Rita Coelho, e da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  Mônica Corrêa Baptista.

No turno da tarde, das 14h às 17h, serão organizados grupos de trabalho (GTs), com representantes de municípios da Zona da Mata, abordando as temáticas: financiamento/expansão; avaliação; formação docente; e práticas pedagógicas na educação infantil. O objetivo é articular ações, compartilhar experiências exitosas e conhecer as dificuldades em comum enfrentadas pelas diferentes realidades nas diversas cidades da região.

Além disso, o evento contará com um “Espaço Brincante”, no qual estarão as produções de estudantes do curso de Pedagogia da UFJF e bolsistas dos grupos de pesquisa da Faced-UFJF “Ambientes e Infâncias” (Grupai), coordenado pela professora Ana Rosa Picanço Moreira, e “Linguagens, Infâncias, Cultura e Desenvolvimento Humano” (Licedh), sob coordenação da professora Núbia Schaper Santos.

O Fórum de Educação Infantil Regional Zona da Mata tem como parceiros, além da  UFJF, a Secretaria de Educação, a Secretaria do Estado de Educação, a Aliança Pela Infância e o Instituto Metodista Granbery. As inscrições estão encerradas.

O Instituto Granbery fica localizado na Rua Batista de Oliveira 1.145, no Bairro Granbery

Outras informações: feizonadamata@yahoo.com