Premiação reconhece os esforços da UFJF em preservar, divulgar e a democratizar o Cine-Theatro Central (Foto: Divulgação/Procult)

Premiação reconhece os esforços da UFJF em preservar, divulgar e democratizar o Cine-Theatro Central (Foto: Divulgação/Procult)

O projeto Visita Guiada, do Cine-Theatro Central, é um dos seis contemplados pela 12ª edição do Prêmio Amigo do Patrimônio, concedido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa. A premiação, realizada desde 2006, tem por objetivo valorizar iniciativas de divulgação e preservação de bens tombados do patrimônio cultural da cidade – como é o caso do Central, um dos primeiros tombamentos realizados pelo município no início da década de 1980.

“A importância do equipamento cultural para a cidade e a forma democrática como ele [Central] é pensado foram importantes para o reconhecimento do projeto”, comemorou o diretor Luiz Cláudio Ribeiro (Cacáudio). Segundo ele, a premiação vai dar mais visibilidade à iniciativa e espera-se que isso estimule mais pessoas a agendarem suas visitas ao cine-teatro. Para a pró-reitora de Cultura, Valéria Faria, a premiação é o reconhecimento dos esforços da UFJF para a preservação, a divulgação e a democratização do Cine-Theatro Central, um espaço que, para além de sua importância histórica, cultural e arquitetônica, é um local simbólico por seu lugar na memória afetiva do juiz-forano.

Agendamento online

O Visita Guiada existe há vários anos, mas acaba de passar por reformulação. Atualmente, o agendamento pode ser feito online, por meio do preenchimento de um breve formulário no site. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira e, desde 1º de agosto, também há agendamento para as manhãs de sábados. De acordo com o coordenador de eventos Beto Campos, responsável pelo projeto, com o agendamento online é possível fazer um controle interno das visitas, o que permitirá a criação de um banco de dados com informações como o perfil do público.

O projeto também passou a contar com a versão infantil – a Visitinha Guiada –, voltada para as crianças e jovens que vão conhecer o espaço em grupos escolares ou acompanhados dos pais. A proposta visa a estimular o sentimento de responsabilidade e respeito dos pequenos para com o patrimônio. O roteiro da visita é o mesmo oferecido aos adultos, porém, com linguagem adaptada e em formato mais interativo e lúdico.

Para sua realização, o Visita Guiada dispõe de uma equipe especializada de seis estudantes (bolsistas) de diversos cursos da UFJF – selecionados entre estudantes de Letras, Arquitetura, Artes, Turismo e Jornalismo – que recebem treinamento para atuar no projeto. Profissionais da área, como os arquitetos e professores da UFJF, Marcos Olender e Jorge Arbach, contribuíram para ampliar os conhecimentos da equipe sobre a história e a arquitetura do cine-teatro. Todos os bolsistas atuantes são bilíngues, de forma que o projeto está habilitado a atender a visitantes estrangeiros.

Espaço consolidou-se como palco para os grandes nomes das artes no país (Foto: Divulgação/Procult)

Com 88 anos completados em 30 de março de 2017, o Cine-Theatro Central também é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1994. Além de ter sido um dos principais cinemas de Juiz de Fora, o espaço se consolidou como um palco para os grandes nomes das artes no país – do teatro à dança, da ópera ao show musical –, recebendo diversos artistas e eventos, que inseriram Juiz de Fora no circuito cultural e se tornando um ponto difusor de cultura para o interior do país.

O projeto Visita Guiada busca restaurar e fortalecer o contato da população juiz-forana e de visitantes com seu patrimônio, rompendo estereótipos como “o teatro é elitizado/não é para todos”. A proposta procura desenvolver um vínculo entre os cidadãos e o Central, fazendo-os reconhecer a relevância e a magnitude deste patrimônio e assim instigando o desejo de preservá-lo.

O prêmio

Promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, o Prêmio Amigo do Patrimônio foi instituído pela Lei 11.111, de 25 de abril de 2006. O objetivo da premiação é estimular atitudes de divulgação, defesa e preservação de bens culturais tombados pelo município e de valorização do patrimônio cultural de Juiz de Fora.

Participaram da comissão julgadora desta edição do prêmio o superintendente da Funalfa e presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac), Rômulo Veiga, o vice-presidente do Conselho, Wilson Cid, e os historiadores da Divisão de Patrimônio Cultural da Funalfa, Fabrício Fernandes e Carina Muguet. Os critérios para a concessão do prêmio foram a originalidade das ações e a abrangência e a importância da proposta.

A cerimônia de entrega do prêmio aos contemplados será realizada na quinta-feira, dia 17, às 14h30, no Anfiteatro João Carriço. “Agradecemos à Comissão que criou a premiação e contemplou o projeto”, ressalta Cacáudio, lembrando que o Visita Guiada tem revelado o Central não só ao público local, mas também a pessoas de todo o país e a estrangeiros, que se surpreendem com a existência de um teatro do porte e beleza do Central em uma cidade como Juiz de Fora: “Há sempre um espanto, um encantamento com as pinturas, a qualidade artística e arquitetônica. Percebemos a admiração deles.”

Outras informações: (32) 2102-3964 – Pró-reitoria de Cultura