(Foto: Estela Loth)

Evento acontece nesta quinta e na sexta, na sala A-II-04, no Instituto de Ciências Humanas (Foto: Estela Loth/UFJF)

O projeto de extensão “As práticas de Educação Patrimonial para o fortalecimento da democratização cultural, do exercício da cidadania e da preservação da memória no Museu Mariano Procópio”, desenvolvido pela Faculdade de Turismo, realiza, nesta quinta e na sexta-feira, dias 17 e 18, a segunda edição do encontro “Diálogos sobre memória e patrimônio”. O evento acontece no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Leandro Benedini Brusadin e Lia Sipaúba Brusadin, são os convidados para o debate sobre consciência e valorização do patrimônio, que acontece na sala A-II-04. O diálogo com o professor Brusadin, que desenvolve trabalhos focados na interpretação do patrimônio material, será no dia 17, às 17h, e tem como tema “O poder simbólico do patrimônio e os paradoxos do turismo cultural”.

Já o minicurso “A preservação do patrimônio cultural: Parâmetros de estudo e conservação de obras de arte do Barroco Mineiro”, programado para o dia 18, às 10h, será ministrado pela especialista em restauração do patrimônio religioso, Lia Brusadin.

“O Ciclo de palestras ‘Diálogos sobre memória e patrimônio’ tem o objetivo de abordar a conservação do patrimônio e o turismo cultural sob o ponto de vista de convidados externos à UFJF e que sejam referências no assunto central de cada palestra”, explica a professora do Departamento de Turismo e organizadora do encontro, Camila Benatti. Os diálogos têm previsão de acontecer a cada dois meses e são abertos ao público, dispensando a necessidade de inscrição prévia. Além disso, será emitido certificado de participação.

Práticas extensionistas no Museu Mariano Procópio
O projeto reúne sete atividades: “Museu vai à escola”, “Férias no Museu”, “Encontros no jardim”, “Vozes da memória”, “Turismo no Museu”, “Pesquisa de público” e ‘Ciclo de palestras”.

A graduanda em Turismo Lilian Moraes é bolsista no projeto, e ressalta que, pelo fato de o curso de Turismo apresentar muita teoria e uma carga grande de leitura, os projetos de extensão, monitorias e bolsas de treinamento profissional acabam sendo oportunidades para um contato com o patrimônio de Juiz de Fora. “Aprendermos a promovê-lo na prática, seja o Museu Mariano Procópio, a UFJF, ou o Museu da Farmácia”, diz.