(Imagem reproduzida do canal JasonRezaJorjani do Youtube)

Robert Almeder estará na UFJF nos meses de setembro e outubro, atuando como professor visitante (Imagem reproduzida do canal JasonRezaJorjani do Youtube)

Com projeção internacional  em pesquisas sobre filosofia da ciência, ética e problema mente-cérebro, o professor titular da Georgia State University, Robert Almeder, estará na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nos meses de setembro e outubro, atuando como professor visitante. Ele ministrará uma disciplina, seminários e conferências sobre esses temas a partir da próxima segunda-feira, dia 21, além de orientar e oferecer consultoria aos projetos em andamento na instituição.

As conferências serão gratuitas e abertas ao público em geral, além de terem tradução para o português. Não há necessidade de inscrição prévia. Ao todo, serão realizadas seis atividades do gênero, cujos temas são: Uma defesa do dualismo e refutação das principais críticas; Verdade e realismo: entre o idealismo e o relativismo epistemológico; Há evidências científicas para vida após a morte?; O que é pragmatismo e suas consequências?; Direitos Humanos. O que são? Como surgem e como devem ser tratados na sociedade?; e Felicidade humana e moralidade: uma breve introdução à ética.

Confira a programação das conferências

Workshops

Já os workshops ministrados por Almeder são direcionados aos estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores. As atividades terão início no próximo dia 24, serão realizadas em inglês, sem tradução para o português. Os interessados devem efetuar  inscrição prévia, encaminhando e-mail para a professora da UFJF, Monalisa Silva:  monalisacms13@gmail.com.

Confira a programação dos workshops

Disciplina na Pós-Graduação em Filosofia

Robert Almeder também diividirá com o professor da UFJF, Humberto Coelho, a disciplina Teorias da subjetividade e tópicos de filosofia prática. A atividade será oferecida em inglês, pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFilosofia).  O objetivo é promover o debate internacional nas áreas de epistemologia e metafísica. O público-alvo são os estudantes de pós-graduação interessados em filosofia da ciência e metafísica. Porém, também serão aceitos alunos de graduação com conhecimento da língua inglesa e debate mente-cérebro.

As aulas do professor Almeder serão realizadas de 22 de agosto a 19 de setembro, às terças-feiras, das 14h às 18h, no Bloco C, 3o andar, no Instituto de Ciências Humanas (ICH).

As inscrições devem ser solicitadas, ao PPGFilosofia, por -email: ppgfil.ufjf@gmail.com.

A vinda de Robert Almeder à UFJF foi organizada pelo Nupes – Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde,  e pelos programas de Pós-Graduação em  Saúde e Filosofia. A iniciativa tem o apoio da Fundação Fulbright e da UFJF.

Outras informações: alex.ma@ufjf.edu.br