doutorado ciências biológicas

Danielle Cristina Zimmermann Franco defendeu a tese no anfiteatro do Programa de Pós-Gradução em Ciências Biológicas (foto: arquivo pessoal)

Uma tese de doutorado desenvolvida na Universidade Federal de juiz de Fora (UFJF) investigou os potenciais anti-inflamatório e antitumoral de compostos análogos do resveratrol. A pesquisa da acadêmica Danielle Cristina Zimmermann Franco buscou apresentar alternativas que sejam  mais eficazes e que causem menos efeitos adversos, perante aos medicamentos que são atualmente disponibilizados no tratamento de algumas doenças. O trabalho foi apresentado no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGBio).

Os resultados obtidos por Danielle revelaram que pelo menos cinco análogos podem ser explorados, apresentando Índice de Seletividade (IS) comparável ou superior ao de fármacos classicamente utilizados na terapia antineoplásica. “Além disso, inferimos que sejam mais acessíveis à população em termos de custos financeiros”, ressalta a acadêmica.

A proposta de investigação surgiu a partir do estudo de mestrado de Danielle. Na ocasião, quando ela desenvolveu um paralelo com estes análogos, que foram cedidos pelo professor do departamento de Química da UFJF, Adilson David da Silva.Frente ao potencial destas moléculas, comecei a amadurecer algumas ideias que seriam do escopo da Imunologia quando então, junto com o Prof. Dr. Gilson Costa Macedo, elaboramos o projeto em questão.”

De acordo com o professor orientador, Gilson Costa Macedo, esta pesquisa realizada em parceria com o professor do departamento de Química, Adilson David da Silva, possui grande relevância por apontar compostos com proeminente atividade anti-inflamatória/ imunomodulatória, melhores inclusive que o resveratrol, e que poderiam constituir novas abordagens para o tratamento de doenças relacionadas ao descontrole da resposta imunológica. ”Embora muitos estudos ainda precisem ser realizados, essas moléculas possuem potencial para beneficiar uma importante parcela da população que sofre com os efeitos adversos dos medicamentos disponíveis atualmente.”

Sobre o resveratrol

O resveratrol é um metabólito especial produzido por espécies vegetais variadas, em especial, pela uva rosada. Este polifenol da classe dos estilbenos vem sendo reconhecido por apresentar atividades biológicas, tais como antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antiviral, cardioprotetora, antitumoral, entre outras. Apesar desta utilização em inúmeras causas,  a reduzida biodisponibilidade do metabólito tem sido fator limitante para a sua ampla utilização, fomentando a pesquisa por análogos quimicamente modificados que tenham suas atividades potencializadas e biodisponibilidade melhorada.

Contatos:
Danielle Cristina Zimmermann Franco (doutoranda)
dannyzimmermann@yahoo.com.br

Gilson Costa Macedo (Orientador – UFJF)
gcmbio@gmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dr. Gilson Costa Macedo (UFJF)
Prof. Dr. Olavo dos Santos Pereira Junior (UFJF)
Profª Drª Alice Belleigoli Rezende –  (UFJF)
Prof. Dr. Leonardo Augusto de Almeida  (Universidade Federal de Alfenas)
Profª. Drª. Patrícia Paiva Corsetti – (Universidade José do Rosário Vellano)

Outras informações: (32) 2102-3220 – Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas