fss

Todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal estarão representados; destes 350 são de Minas Gerais

Quatro dias de muito aprendizado e troca de ideias. É assim que promete ser o Encontro Nacional de Empresas Juniores (Enej), que acontece entre os dias 16 e 19 de agosto em Porto Seguro (BA). De acordo com o site oficial do evento, mais de quatro mil empresários juniores dos 26 estados e do Distrito Federal se encontrarão na cidade histórica. Dados da Federação de Empresas Juniores de Minas Gerais (Fejemg) apontam que aproximadamente 350 representantes do estado estarão no evento. Destes, mais de 70 são alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para o Vice-Presidente da Fejemg e estudante de Engenharia de Produção da UFJF, Mateus Sales, o Encontro Nacional representa mais uma oportunidade de capacitação no Movimento Empresa Júnior. “O evento impacta diretamente em minha formação profissional, pois lá poderei aprender muito com os palestrantes, ter novas vivências e me conectar com pessoas do Brasil inteiro”, afirma. O Enej 2017 é ainda mais especial para Mateus porque marca o último semestre do estudante no movimento. “É um momento de muita reflexão, de pensar em como posso continuar gerando impacto para meu país.”

A discussão dos pilares do Movimento também está na programação. Segundo a presidente do Conselho da Fejemg e estudante de Jornalismo na UFJF, Maria Fernanda Pernisa Pinto, essas bases passam por ética, comprometimento e educação. “Então é um evento que realmente reúne jovens mentes, que vão discutir o empreendedorismo em prol da transformação do Brasil, para termos um país melhor”, diz. A expectativa é de que os debates gerem mais desenvolvimento das empresas juniores. “Espero que a gente consiga ter um espaço de discussão, de troca de ideias e avançar no nosso movimento que vem crescendo absurdamente e tem se mostrado cada vez mais relevante no cenário do nosso país”,  conta.

2018
A edição 2018 do Enej acontecerá em Ouro Preto, Minas Gerais com organização da Fejemg. O ano será marcante, pois representa o fechamento de mais um ciclo estratégico no Movimento Empresa Júnior, além dos 15 anos da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), 25 do Enej e 30 do movimento. “Vai ser o momento de nos reunirmos, celebrarmos resultados e mostrarmos para o Brasil o que é o Movimento Empresa Júnior e o que podemos fazer pelo nosso país”, avalia o coordenador geral do encontro em 2018, Felipe Furtado. A previsão é de que até lá todos os estados tenham suas respectivas confederações.