Bolsas têm duração de 12 meses e cada orientador pode solicitar uma em cada programa, devendo ser apresentados projetos diferentes (Foto: Visual Hunt)

Prazos, número de vagas e editais completos podem ser conferidos no Portal do Estudante da UFJF  (Foto: Visual Hunt)

Você já parou para pensar que as atividades e estudos desenvolvidos dentro da grade curricular obrigatória podem ser otimizados e até transformados se unidos a práticas extras? Uma das opções pode ser o ingresso em bolsas, que se renovam a cada início de semestre letivo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os interessados devem ficar atentos aos prazos de inscrições e às especificações dos editais abertos. A Universidade possui centenas de projetos cadastrados, atendendo aos mais variados perfis de estudantes. A relação de oportunidades está sendo atualizada diariamente, de acordo com o envio dos projetos pelos professores.

A coordenadora dos Programas de Graduação da UFJF, Marta Cristina da Silva, avalia que desenvolver atividades extracurriculares, como a participação em uma bolsa, contribui de forma significativa para o estudante. “Ao se juntar a um projeto, o aluno se envolve com questões de pesquisa, fica com um olhar mais atento para a formação profissional e estabelece uma relação com a comunidade externa. Ele sai do enquadre de sala de aula e pode perceber o que está sendo desenvolvido na sua área para além dos muros da universidade.”

Treinamento Profissional
Dentre as possibilidades, o estudante pode optar pelo Treinamento Profissional. Nessa categoria, o bolsista precisa se dedicar por 12 horas semanais a atividades que auxiliem professores e técnicos-administrativos da UFJF. A remuneração é de R$ 340 mensais, e a bolsa tem duração de dois semestres letivos, podendo ser prorrogada por mais dois. Os editais são abertos no início de cada semestre.

O Projeto Ensino de Vocabulário em Inglês para Crianças, do Colégio de Aplicação João XXIII, tem vaga para aluno do curso de Letras. O bolsista selecionado deverá se reunir com o professor responsável para elaborar o material pedagógico, além de participar em sala de aula. De acordo com a professora orientadora Renata Bittencourt Procópio, “a ideia é que o acadêmico vivencie o cotidiano de sala de aula e aprenda a dinâmica do ensino infantil, à medida em que contribui com seu desempenho e dedicação”. A seleção será feita por meio de entrevista e, segundo Renata, a conversa será para medir o nível de interesse do candidato na proposta.

Iniciação Científica
A iniciação Científica trabalha em pesquisas científicas e tecnológicas, que contribuem com novas descobertas e produtos para transformar a vida da sociedade. O estudante interessado em auxiliar os professores a desenvolverem essas atividades deve ficar atento aos editais lançados. Mais informações podem ser encontradas na página da Pró-reitoria de Pesquisa da UFJF.

A professora coordenadora do Projeto “Produção de vesículas extracelulares por bactérias de ecossistemas aquáticos em respostas a estresses ambientais”, do Departamento de Ciências biológicas, Rossana Melo, orienta aos alunos que pretendem se candidatar à bolsa de Iniciação Científica que estudem inglês para compreensão de artigos científicos e que tenham interesse em continuar os estudos por meio de pós-graduação. O processo seletivo será feito por meio de entrevista, análise do histórico escolar e carta de motivação, em que o aluno precisa dizer o porquê do interesse na bolsa. Segundo Rossana, um dos quesitos avaliados será o “interesse genuíno do aluno em fazer pesquisa e em desenvolver a capacidade de investigação”.

Monitoria
Para os estudantes que se identificam com a prática de repassar conhecimento e têm afinidade com a carreira de magistério, uma opção é a bolsa de Monitoria. Como monitor, o estudante ajuda os professores a esclarecerem as dúvidas dos alunos em determinada disciplina. O candidato precisa ter sido aprovado na disciplina em questão. A bolsa tem duração de um semestre letivo, podendo ser prorrogada por mais um. A dedicação é de 12 horas semanais, com remuneração mensal de R$ 340. Confira as oportunidades aqui. Para outras informações, acesse Monitoria da UFJF.

Extensão
Ainda com a proposta de ir além dos muros da universidade, os projetos de Extensão possibilitam aos bolsistas lidarem diretamente com a população da região. Os serviços prestados são diversos e incluem assistência médica, jurídica, realização de atividades físicas e de lazer. A carga horária e remuneração vão de acordo com cada edital.