Laura e (Foto: Fayne Ferrari)

Laura Vasconcelos e Henrique de Oliveira escolheram destinos menos tradicionais para o intercâmbio – Polônia, ela e Rússia, ele. (Foto: Fayne Ferrari)

“O coração está a mil, apesar de ainda não parecer ser real”. A empolgação é da aluna de Design Ludmila Cristina Silveira com intercâmbio marcado para este mês na Universidade de Évora, em Portugal. Depois de enfrentar uma maratona em busca da aprovação para cursar parte da graduação em uma universidade estrangeira, os estudantes se preparam para o dia do embarque. Entre malas prontas e outras nem tanto, alguns dos aprovados no Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Piigrad/UFJF) contam como anda a preparação para o início dessa jornada.

A ansiedade já tomou conta de Ludmila, sua viagem está marcada para esta terça-feira, dia 15. As aulas, no entanto, só começam em cerca de um mês. A antecipação, segundo ela, vai garantir contatos e facilitar a adaptação. “Vou morar com duas moças que já estiveram em Évora, pelo Piigrad, e agora estão voltando. Então, além das dicas, vou tentar me planejar a partir do primeiro mês. Como já sabemos o valor da bolsa, fica mais fácil tentar administrar o que podemos gastar.” A UFJF ofereceu 305 vagas e 20 bolsas no último edital, com valor variável de acordo com o país, entre US$2.500 e US$6.500.

As datas de início das atividades nas universidades estrangeiras variam de agosto até outubro. A recomendação da Diretoria de Relações Internacionais é de que os alunos fiquem atentos à programação das universidades estrangeiras. Agora que os aprovados já cumpriram todas as etapas do processo seletivo, os compromissos devem ser firmados entre os próprios estudantes e a instituição de destino. O setor de Relações Internacionais da UFJF permanece em contato e à disposição dos intercambistas para tirar dúvidas e atuar na solução de problemas.

Destinos menos tradicionais

Se para Ludmila a familiaridade com a língua e o contato com colegas trazem certa tranquilidade, no caso da aluna Laura Vasconcellos, o desafio será um pouco maior. Aprovada para a Universidade Tecnológica de Wroclan, na Polônia, a acadêmica de Engenharia de Produção contará com a programação de boas vindas da própria universidade para conhecer mais sobre o destino.

Ela viaja no dia 25 de setembro e passará por atividades obrigatórias para intercambistas antes mesmo do início das aulas. São palestras e apresentações sobre o funcionamento e a infraestrutura do local. “Nesse meio tempo ficamos em contato com alunos nativos para já irmos nos familiarizando com a instituição e com a cultura.”

Laura pretende explorar ao máximo as possibilidades de aprimoramento do currículo. “Procurei me matricular em disciplinas que não vou ver na UFJF, como física do ambiente de trabalho, tecnologia do processamento e armazenamento de informações, entre outras.”

[Israel] me parece muito interessante do ponto de vista histórico. É um lugar de sobreposições culturais muito fortes e que eu gostaria de explorar. Espero aprender sobre a convivência entre povos e conhecer métodos de aprendizagem inovadores – Talles Bhering

O aluno do 6º período de Engenharia Mecânica Henrique Ayres de Oliveira diz que ainda não arrumou as malas, como estratégia para conter a ansiedade. A passagem marcada para a Tomsk State Pedagogical University, na Rússia, é um sonho antigo. “Sempre fui fã de Ginástica Artística, por isso sempre tive uma paixão pela Rússia e até comecei a fazer russo. Quando soube da oportunidade da UFJF, nem olhei os outros destinos. É uma boa universidade, e outros alunos que foram adoraram, além de ser uma ótima oportunidade de voltar fluente na língua.”

Além de complementar a formação acadêmica e profissional, a experiência gera grande expectativas em relação ao crescimento humano e pessoal. É o caso do estudante do 9º período de Direito Talles Bhering. Ele escolheu a College of  Management Academics Studies, em Israel, pelo desafio de estudar inglês e aprender o hebraico imerso em uma cultura diferente. “O país me parece muito interessante do ponto de vista histórico. É um lugar de sobreposições culturais muito fortes e que eu gostaria de explorar. Espero aprender sobre a convivência entre povos e conhecer métodos de aprendizagem inovadores.”

Diário de intercambista

selo_pretoAs experiências acadêmicas e culturais dos aprovados no intercâmbio serão compartilhadas a partir de setembro no Portal do Estudante. Ludmilla, Laura e Henrique são alguns dos futuros correspondentes. Eles estarão responsáveis por fazer relatos pessoais sobre a cidade, cultura, aulas e passeios para, assim, compartilhar a vivência de um intercâmbio com toda comunidade.

A intenção é que a cada 15 dias uma nova história seja publicada, inspirando outros estudantes a buscarem a oportunidade de fazer parte dos estudos no exterior. Fique ligado!

Outras informações: (32) 2102-3389 ou pelo e-mail intercambio.sri@ufjf.edu.br