Ciências Sociais, Serviço Social, História, Letras e Economia oferecem até 70 vagas para mestrado e 43 para o doutorado

Ciências Sociais, Serviço Social, História, Letra, Economia e Matemática oferecem até 85 vagas para mestrado e 43 para o doutorado

Seis programas de Pós-Graduação stricto sensu encontram-se com inscrições abertas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No total, são até 85 vagas para mestrado, e 43 para o doutorado, distribuídas entre Ciências Sociais, Serviço Social, História, Letras, Economia e Matemática totalizando 128 oportunidades para dar continuidade aos estudos.

Pós-Graduação em Ciências Sociais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais possui três linhas de pesquisa, reunidas na área de concentração “Cultura, Poder e Instituições”. As inscrições para participar do processo seletivo estão abertas até o dia 18 de agosto, oferecendo 15 vagas para o mestrado e dez para o doutorado.

As inscrições só poderão ser feitas online, através deste link,  para os interessados no mestrado, e neste, para os que querem concorrer ao doutorado. Os candidatos estrangeiros, devem comparecer na Secretaria do Programa, localizada no Instituto de Ciências Humanas (ICH), até o próximo dia 16.

Ao longo do processo seletivo para o mestrado, o candidato realizará uma prova escrita e um teste de proficiência em língua Inglesa ou Francesa. Deverá apresentar uma carta de intenção e comparecer a uma entrevista, presencialmente ou por videoconferência, e, por último, terá seu currículo analisado pela Comissão de Seleção do Programa.

Já os candidatos ao curso de doutorado, farão o teste de proficiência para os dois idiomas, Inglês e Francês, e deverão apresentar um projeto de pesquisa, que será analisado na fase de entrevistas. O resultado final do processo seletivo será divulgado dia 8 de dezembro.

A documentação necessária e critérios de seleção, podem ser conferidos no edital. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 2102-3113, ou pelo e-mail: ppgcso@ufjf.edu.br.

Pós-Graduação em Serviço Social

O Mestrado em Serviço Social tem como área de concentração “Questão Social, Território, Política Social e Serviço Social”, e está oferecendo 15 vagas. Os interessados têm até o dia 31 de agosto para se inscreverem no processo seletivo, de forma presencial na Secretaria do Programa, localizada na Faculdade de Serviço Social, ou por correspondência via Sedex.

A documentação completa está especificada no edital, bem como outras informações sobre o processo seletivo, que contará com a realização de prova escrita, entrevista para que o candidato defenda seu projeto de pesquisa e teste de proficiência em língua estrangeira. A data prevista para divulgação do resultado final é 11 de dezembro.

O telefone da Secretaria do Programa é o (32) 2102-3569, e o e-mail  de contato é mestrado.ssocial@ufjf.edu.br.

Pós-Graduação em História

Tendo a área de concentração “História, Cultura e Poder”, o Programa de Pós-Graduação em História está com inscrições abertas para as turmas de mestrado e doutorado até 18 de setembro.

Os interessados nas 20 vagas de mestrado ou às dez de doutorado devem realizar sua inscrição neste link. Ambos terão seus projetos de dissertação e tese analisados, e  realizarão uma prova escrita e de suficiência em língua estrangeira, além de participarem de uma entrevista. A lista dos documentos exigidos e critérios de seleção estão nos editais, que estipulam o dia 7 de dezembro para divulgação do resultado final.

Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (32) 2102-3182 ou pelo e-mail ppghisufjf@gmail.com.

Pós-graduação em Letras: Estudos literários

Concentrado na área “Teorias da Literatura e Representações Culturais”, o Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos literários abrirá no próximo dia 28 as inscrições presenciais, ou por correspondência via Sedex, para 20 vagas de mestrado e 15 de doutorado. O prazo final para a realização de cadastros será o dia 29 de setembro.

A seleção dos candidatos ao mestrado e doutorado contará com análise de pré-projeto de dissertação ou tese, prova escrita, teste de proficiência e entrevista. Para conferir as especificações do pré-projeto de dissertação e tese, e a documentação necessária para a inscrição, os candidatos devem consultar os editais. Após concluídas todas as etapas de seleção, o resultado final será divulgado no mês de dezembro.

O telefone para outras informações com a Secretaria do Programa é (32) 2102-3118 e o e-mail, ppg.letras@ufjf.edu.br.

Pós-Graduação em Economia

Se encerra no dia 30 de outubro o prazo para se inscrever no processo de seleção para doutorado no Programa de Pós-Graduação em Economia. As inscrições para as oito vagas ofertadas podem ser feitas através do link disponível no edital, enquanto a documentação deve ser entregue presencialmente na Secretaria do Programa, ou por correspondência via Sedex.

O processo seletivo terá três etapas: prova escrita, seleção das propostas de pesquisa apresentadas pelos candidatos e se estas se adequam às linhas de pesquisa do Programa, caso seja aprovado nestas duas primeiras, o currículo do candidato será analisado e haverá uma entrevista. Os candidatos aprovados serão conhecidos no dia 5 de dezembro.

O telefone para outras informações com a Secretaria do Programa é (32) 2102-3543 e o e-mail, secretariapos.economia@ufjf.edu.br.

Mestrado Profissional em Matemática

Professores de matemática do ensino básico, bem como profissionais de qualquer área que pretendem aprimorar sua formação acadêmica podem se inscrever, até 15 de setembro, no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). O programa de pós-graduação é semipresencial, gratuito, e oferecido especialmente para profissionais de escolas públicas.

O Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF é um dos polos do programa e oferece 15 vagas para a turma de 2018. No ICE, as aulas ocorrem às sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.

O processo seletivo é feito pelo exame nacional de acesso, que será realizado em 21 de outubro. A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, que terão como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos.

A inscrição no exame será efetuada exclusivamente via internet, na página http://www.profmat-sbm.org.br