Com objetivo de complementar a formação acadêmica e aprofundar os conhecimentos na área, a Liga Acadêmica de Reumatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, o I Simpósio de Reumatologia de Juiz de Fora. O evento, voltado para acadêmicos e profissionais da área da saúde, acontece no Auditório da Faculdade de Odontologia, no campus Juiz de Fora.

Por meio de palestras e mesas-redondas, os congressistas terão contato direto com a interface entre a clínica médica e a reumatologia. O evento abordará os diferentes tipos de diagnósticos para as doenças reumáticas, como lombalgia, tratamento de nefrite lúpica e de algumas artrites crônicas da infância. Além dessas atividades, o simpósio contará com a presença do radiologista Victor Duarte, que ministrará o workshop sobre o uso da ultrassonografia em portadores de artrite reumatóide.

“A reumatologia é uma especialidade muito forte em nossa cidade, com profissionais de qualidade e renome na área, além de termos uma especialização no Hospital Universitário (HU). Montamos uma programação bastante abrangente, que aborda os diferentes aspectos das doenças reumáticas e suas possibilidades de tratamento, além do workshop, que contará com pessoas portadoras de artrite reumatóide relatando a sua experiência com a doença”, afirma a presidente da Liga, Caroline Elizabete.

O simpósio contará também com apresentação de trabalhos científicos nas área de Reumatologia. Os interessados devem enviar os resumos até o próximo dia 15, seguindo as normas de formatação e instruções disponíveis no site do evento.

As inscrições para o Congresso podem ser feitas presencialmente com os membros da Liga.  O valor é de R$ 25. Já o workshop é R$ 30, sendo pago a parte da inscrição. A programação completa está disponível no site. A participação confere certificado e é obrigatória para estudantes que desejam participar do processo seletivo de inclusão na Liga.

Outras informações: Liga Acadêmica de Reumatologia