Debater a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável são os focos do 5º Fórum Ambiental e Florestal, sediado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta sexta-feira (11). O evento pretende servir como um catalisador de iniciativas sustentáveis, contando com a presença de pesquisadores da Universidade e de outras instituições, públicas e privadas, além de empresários atuantes na área.

Inscrições e programação

As inscrições para participar do Fórum são gratuitas, abertas a toda a comunidade e podem ser realizadas on-line ou no local do evento, até o dia 11. O evento começa às 8h com o credenciamento, no Auditório do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF (ICB). A programação do Fórum se divide entre dois blocos: o primeiro é voltado para pesquisas e estudos acadêmicos relacionados à biodiversidade e conservação da natureza; já o segundo aborda negócios e iniciativas sustentáveis, já em funcionamento. 

Motivar a mudança

De acordo com um dos organizadores do Fórum, Leonardo Resende, o evento procura atender um público bastante diverso: “Queremos alcançar estudantes, profissionais envolvidos com o setor — tanto na indústria quanto no comércio e agropecuária — e a comunidade em geral, aquelas pessoas que estão em casa e querem fazer algo em prol da sustentabilidade e não sabem por onde começar.”

“São muitas as demandas para revertermos nossa maneira de consumir, nossos hábitos, tendo em vista as condições de degradação do planeta e seu excessivo aquecimento. E, muitas vezes, falamos sobre isso e não fazemos muito, como pessoas físicas, empresas e organizações. O Fórum pretende ser uma fagulha um facilitador e propulsor nesse caminho de mudança”, conclui Resende Resende.

Outras informações:

Inscrições on-line