A análise da institucionalização da religião Wicca no Brasil foi objeto de estudo do mestrando Dartagnan Abdias Silva, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, com o título “Há bruxas na cidade. A Wicca a partir da representação da UWB.”

O acadêmico explica que “essa religião religa o mundo contemporâneo a uma espiritualidade encantada, mística e profundamente secularizada. E isso é fantástico, pois coloca em evidência conjuntamente vários conceitos importantes da Ciência da Religião, alguns que parecem até divergentes. Entender a Wicca pode ser um passo importante para entender a religiosidade contemporânea (seja ela moderna ou pós-moderna).”

Por ser um tema ainda pouco investigado, o pesquisador teve dificuldades em reunir bibliografias que pudessem auxiliar no aprofundamento do assunto e remover sua pessoalidade da abordagem. “Reunir bibliografias que me permitissem aprofundar nesse tema ainda muito pouco investigado, foi uma grande dificuldade. A inserção no campo foi relativamente fácil, tendo em consideração meu já estreito contato com algumas figuras do meio. Por outro lado, a separação da minha pessoa enquanto pesquisador durante os eventos no olhar nativo foi constantemente algo que precisei reforçar. Mas o processo foi bem sucedido, mesclando uma imersão em bibliografias próprias e afins, além das nativas; e uma ida a campo com bastante acolhimento inicial.”

O professor orientador, Marcelo Ayres Camurça Lima, explica a contribuição da pesquisa em uma perspectiva de entendimento do social sob uma ótica religiosa: “o estudo analisa os desafios da institucionalização e implantação de regras de funcionamento em uma prática à princípio autônoma, além de mostrar que cada vez mais há uma ideia de pluralidade religiosa no país, fomentando a desmistificação da bruxaria, um passo importante visto que a religião continua sendo um elemento social de compreensão da sociedade brasileira.”

Contatos:
Dartagnan Abdias Silva (mestrando)
dartagnanabdias@gmail.com

Marcelo Ayres Camurça Lima (orientador – UFJF)
mcamurca@terra.com.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Marcelo Ayres Camurça Lima (Orientador – UFJF)
Prof. Dr. Emerson José Sena da Silveira (UFJF)
Profª. Drª Andréa Barbosa Osório Sarandy (UFF)

Outras informações: (32) – 2102-3116 –  Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião