Em sua nona edição, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental (Epea) aborda a proposta de se repensar questões pertinentes à democracia, políticas públicas e educativas,  considerando os aspectos contemporâneos que atravessam tal relação e que se encontram acolhidos em diversos grupos de pesquisas do campo da educação ambiental no país. O evento, organizado e sediado na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acontece entre os próximos dias 13 e 16 e pretende reunir e favorecer a interação entre pesquisadores de diferentes áreas.

Com a finalidade de compartilhar estudos e experiências sobre a Educação Ambiental (EA), 128 trabalhos serão apresentados, contando com pesquisadores do Brasil, Colômbia, Equador e México. A programação de atividades conta com conferências, mesas-redondas, grupos de discussão de pesquisas (GDP), além de sessões de apresentação de trabalhos.

A professora e uma das organizadoras do evento, Angélica Cosenza, avalia que esse diálogo entre os diferentes grupos possibilita a renovação das pesquisas. “Por serem grupos com temáticas diversas e de países diferentes, conseguimos identificar alguns dos problemas que temos em comum, como, por exemplo, os relacionados à mineração e ao petróleo. Além disso, percebemos os impactos que esses problemas causam para as comunidades tradicionais. As pesquisas nos ajudam a compreender essas questões”.

“Eu acho que este Encontro traz uma reflexão sobre problemas ambientais que podem contribuir para os estudos dos nossos grupos de pesquisas e dos nossos Programas de Pós-graduação, que são atravessados por essa área de saber. Dessa forma, muitos podem ser beneficiados por essas discussões, que tratam de comportamentos e valores que precisam ser repensados”, acrescenta Angélica.

As inscrições seguem abertas até o dia do evento. O Epea é voltado para alunos, professores, gestores ambientais e público externo.

Confira a programação completa do IX Encontro Pesquisa em Educação Ambiental.

Sobre o Epea

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental é um evento bienal promovido por diferentes grupos de pesquisa. Desde 2001, o Epea reúne pesquisadores com objetivo de discutir, analisar e divulgar trabalhos de pesquisa em EA; aprofundar as discussões sobre as abordagens epistemológicas e metodológicas das pesquisas no assunto e identificar práticas de pesquisa em EA que vêm sendo desenvolvidas no âmbito dos Programas de Pós-graduação e em outros espaços institucionais e não-institucionais.

Outras informações: (32) 2102-3650 (Faculdade de Educação)

nonoepea@gmail.com