O curso de Odontologia do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) recebeu conceito 4 na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, o que confirma o reconhecimento do curso pela instituição. O conceito máximo que pode ser emitido por esta avaliação é 5.

A visita da comissão, formada por dois avaliadores, foi composta por uma agenda que contemplou reuniões com diretores, coordenadores, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes de Odontologia da UFJF-GV. Também foram realizadas visitas a todos os ambientes utilizados pelo curso, como espaços destinados às disciplinas teórico-profissionalizantes, laboratórios e locais onde ocorrem os estágios obrigatórios, como as unidades destinadas a atividades de extensão.

Para a vice-coordenadora em exercício do curso, Rose Mara Ortega, a nota reflete uma somatória de esforços de todo o conjunto que envolve o curso. “Representa não só o reconhecimento do curso de Odontologia, mas também todo o trabalho de equipe que foi realizado através da participação efetiva do Núcleo Docente Estruturante, de todo o colegiado e da coordenadora Fernanda Bello, que estiveram empenhados nas alternativas para adequação do curso à realidade de Governador Valadares.”

Ainda segundo Ortega, o projeto pedagógico do curso (PPC) e a qualificação do corpo docente contribuíram de forma decisiva para a boa avaliação do MEC. “Eles avaliaram positivamente o nosso PPC, ressaltaram o quanto é inovador e muito bem integrado ao que a cidade necessita. Além disso, destacaram o nosso corpo docente, que é composto em sua maioria por professores recém-doutores, empenhados em construir um curso de qualidade”.

No mesmo período, o curso de Medicina da UFJF recebeu a visita de avaliadores do MEC, o que mantém o reconhecimento do curso pela instituição com nota 4.

Outras informações: UFJF – campus GV