doutorado ecologia

Thiago Orion Simões Amorim defendeu a tese de doutorado, no Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, no dia 8 de junho (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

As baleias cachalotes já foram retratadas na literatura por Herman Melville, em Moby Dick. No entanto, o comportamento dessa espécie é bem diferente do apresentado pelo escritor inglês em 1851. Um estudo de doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGEcol), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), investigou a estruturação das populações das baleias cachalotes que vivem no Atlântico Sul ocidental.

O pesquisador Thiago Orion Simões Amorim acompanhou três cruzeiros marítimos entre 2011 e 2016, a fim de identificar algumas características da espécie. A tese, intitulada “Bioacústica de baleias cachalotes (Physeter macrocephalus, L., 1758) no oceano Atlântico Sul ocidental”, conseguiu identificar 11 grupos de baleias cachalotes diferentes, sendo 10 ao sul do atlântico e um grupo ao norte.

O acadêmico explica que a espécie é conhecida por ser uma “baleia com dentes, encontrada em todos os oceanos.” Outra característica se refere ao tamanho das baleias cachalotes, consideradas a maior espécie animal com dentes. “O estudo conseguiu encontrar uma estimativa de 17,3 metros de comprimento das baleias estudadas”, revela Thiago.

O comportamento das baleias cachalotes foi estudado a partir da comunicação entre os indivíduos que compunham os grupos encontrados nos cruzeiros. De acordo com o pesquisador, foram analisadas as codas emitidas pelos animais. Essas codas “são cliques específicos usados para a comunicação dessas baleias”, explica Thiago. No estudo, foram detectadas 852 codas. Assim, foi possível “identificar os clãs do atlântico e alguns componentes culturais; conseguimos estimar os animais através da acústica e também estudar o comportamento da espécie.”

O professor orientador do estudo, Artur Andriolo, afirma que a pesquisa abre oportunidades para o desenvolvimento de outros trabalhos a respeito da espécie. “É um tema bastante atual, nunca havia sido feito um estudo semelhante no Atlântico Sul. Como já existem estudos em outros países, sobre outros oceanos, esse trabalho vem para complementar as informações existentes, de forma a permitir uma compreensão melhor sobre a estruturação da população de baleias cachalotes, tanto no atlântico sul quanto no mundo inteiro.”

Contatos:
Thiago Orion Simões Amorim
tosbio@gmail.com

Artur Andriolo
artur.adriolo@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Artur Andriolo (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Marcelo Veronesi Fakuda (UFJF)
Prof. Dr. Fábio Prezoto (UFJF)
Profa. Dra. Juliana Couto Di Tulio (UFRGS)
Prof. Dr. Maurício Cantor (UFSC)

Outras informações: (32) 2102 – 3227Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGEcol)