Na primeira semana de aulas, diversas organizações estudantis como centros e diretórios acadêmicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferecem atividades com o objetivo de recepcionar os calouros. Dentre as propostas estão confraternizações, rodadas de conversa, além de exposição de veteranos já integrados no mercado de trabalho. Confira alguns destes eventos

Centro Acadêmico da Faculdade Letras

Entre os dias 1° e 4 de agosto, a “Semana de Recepção dos Calouros” contará com palestras, rodas de conversa, apresentação do curso e encerrará a semana com a apresentação do Sarau, marcado para 15h, com comidas e obras artesanais, apresentação acústicas de músicos e poesia declamada. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico (CA) da Faculdade de Letras (Fale) da UFJF. As atividades acontecem no Auditório da Faculdade de Letras e na ágora do Jardim Sensorial.

Centro Acadêmico da Faculdade de Psicologia

Os eventos de recepção aos calouros ocorrem na Faculdade de Psicologia da UFJF na segunda semana de aula, entre os dias 7 e 11 de agosto. A “Semana Roda de Conversa”, organizada pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Psicologia é realizada na sala de dinâmicas, no Bloco B – segundo andar – do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Na ocasião, profissionais e grupos locais tratarão de temas importantes, passando pela condição das pessoas em situação de rua à estigmatização da saúde mental. Confira o link do evento.

Diretório Acadêmico do Instituto de Artes e Design

A 6ª SECA – Semana do Calouro, organizada pelo Diretório Acadêmico do Instituto de Artes e Design (IADDA) da UFJF também ocorre entre os dias 7 e 11 de agosto. O tema desta edição é “Entre Nós”, em referências às relações pessoais e interpessoais. Uma das principais atrações é a feirinha, que ocorre em todos os dias da semana entre 10h e 18h. Na ocasião, 40 expositores poderão comercializar suas produções no espaço. Confira mais na página do IADDA.

Diretório Acadêmico Wladimir Herzog

“Tá na Facom” é a recepção oferecida pelo Diretório Acadêmico Wladimir Herzog da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFJF. Nos dias 3 e 4 de agosto, os alunos terão a oportunidade de conhecer melhor a faculdade, em atividades que envolvem, por exemplo, a apresentação das possibilidades oferecidas na Rádio Facom. Nas reuniões, que além da oficina de rádio envolvem também os meios audiovisuais e escritos, os calouros terão a oportunidade de compartilhar experiências com alunos e ex-alunos inseridos no mercado de trabalho. Confira mais no link do evento.