dostoievskiO 1º Seminário Internacional sobre Dostoiévski e Religião será realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nos dias 30 e 31 deste mês. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos da Religião sobre Dostoiévski e Tolstói (Nerdt), com apoio da Sociedade Brasileira de Dostoiévski. As inscrições já estão abertas, no valor de R$ 20 para ouvintes (até o dia 30), e R$ 30 para os que apresentarão trabalhos (até dia 15).

Os grupos de trabalho (GTs) serão divididos em cinco temáticas: Religião e literatura; Religião, cultura e filosofia na literatura russa; Arte, memória e sagrado; Literatura, religião e América Latina; e Teologia, arte e literatura. Os comunicadores interessados em apresentar sua pesquisa devem enviar resumo do trabalho para o e-mail do Nerdt também até o dia 15 de agosto. Todas as orientações estão disponíveis na página do núcleo.

Pesquisadora com interesse na literatura e filosofia russa e alemã, Susan McReynolds ministrará conferência nos dois dias de seminário. Ela é responsável por classificar as dimensões religiosas da vida e da obra do escritor russo como um fenômeno global de retorno da religião, em um dossiê temático sobre “Dostoiévski e o Cristianismo”.

Um dos organizadores do evento, o professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião, Jimmy Sudário, dividirá mesa com o filósofo e autor do livro “Crítica e Profecia – A filosofia da religião em Dostoiévski, Luiz Felipe Pondé. Para Sudário, a literatura de Fiódor Dostoiévski pode ser compreendida como um espaço de mediação entre a arte e a religião.

“Podemos encontrar um universo de temas relacionados ao cristianismo, ao judaísmo e ao rico cenário religioso e filosófico do século XIX russo e europeu. Por isso, uma boa compreensão da arte de Dostoiévski requer um bom conhecimento da gramática do cristianismo, particularmente do cristianismo ortodoxo russo, que esteve presente na constituição de toda a sua obra artística.”

Conduzido pelo interesse sobre a dimensão religiosa da obra de Fiódor Dostoiévski, o seminário visa promover um ambiente de encontro, reflexão, debate e disseminação do universo filosófico e religioso presente na obra e no pensamento do escritor russo. O evento será realizado no anfiteatro 2 do Instituto de Ciências Humanas da UFJF (ICH).

Outras informações: Página do evento no Facebook

E-mail para envio de resumos: nerdt.ufjf@gmail.com