Completando 46 de criação, o Forum da Cultura, da UFJF, é homenageado com a exposição“Forum em detalhes” que reúne fotografias e pinturas que fazem parte dahistória da entidade. A mostra permanece em sua Galeria de Arte até o dia 04 de agosto, e as visitações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

A mostra

Obras como a pintura de Nila Peralta Abranches fazem parte da história do casarão (Imagem: Divulgação)

Obras como a pintura de Nila Peralta Abranches fazem parte da história do casarão (Imagem: Divulgação)

A beleza dos traços arquitetônicos do casarão que abriga o Forum da Cultura é ressaltada nas obras dos artistas: Carmem Stroppa, Carlos Ventura, Nila Peralta Abranches, Sebastião Silveira Neto, José Augusto Petrillo e Jocemir Eustáquio de Oliveira. São pinturas em acrílica e óleo sobre tela, aquarela e giz sobre cartão compondo trabalhos que destacam os olhares e as impressões de cada artista. O edifício é representado em diversos estilos a partir da visão de cada artista que assina sua obra.

Também estão expostas cinco fotografias em preto e branco que rememoram os tempos em que a Faculdade de Direito ocupou o espaço e assinala a ligação da faculdade com a UFJF. Destaque para a fachada do prédio com o nome da faculdade, a antiga biblioteca que funcionou no espaço que atualmente abriga o Museu de Cultura Popular, e o Salão Nobre onde hoje é o Teatro, que este ano comemora 45 anos de sua criação.

Reduto da cultura

Inaugurado em 1971, durante o reitorado do professor Gilson Salomão, o Forum da Cultura se destaca como um dos mais importantes espaços culturais de Juiz de Fora, por reunir, em um mesmo local, teatro, música, artes plásticas e cultura popular.

O casarão, construído na década de 1920, pelo empresário Clóvis GuimarãesMascarenhas para fins residenciais, resguarda em sua edificação o requinte das construções da aristocracia da época. Em estilo eclético e com inspiração nas vilas italianas, a beleza de seu interior é realçada por vitrais com flores e folhagens, tetos de madeira de lei, pisos em tacos claros e escuros compondo desenhos geométricos e mobílias dos anos 20 aos 40.

O prédio abrigou a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora no período de 1953 e 1971; para isso foi erguido um anexo com salas de aula e o Salão nobre. Na década de 1960 foi instalada a primeira sala de reitor da UFJF, ocupada pelo professor Moacyr Borges de Mattos.

Em 1971, com a mudança da Faculdade de Direito para o Campus, o espaço é transformado em Forum da Cultura, e, no ano seguinte, o Grupo Divulgação inaugura o Teatro com o espetáculo “A morta”, de Oswald de Andrade.Hoje, permanecem no casarão, o Museu de Cultura Popular, a Galeria de Arte, o Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação e o Coral Universitário.

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG
Evento: Mostra “Forum em detalhes”
Dias: até 04 de agosto, de segunda a sexta, das 14 às 18h
Telefone: (32) 3215-3850
Entrada: Franca
Site: www.ufjf.br/forumdacultura