matrícula presencial 2º semestre 2017 (Foto: Alexandre Dornelas)

Matrícula presencial continua amanhã nos dois campi (Foto: Alexandre Dornelas)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou nesta quarta-feira, dia 26, a matrícula presencial dos convocados nos processos de reclassificação do Sisu 2017 – 2ª edição, Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e vagas ociosas. Em Juiz de Fora, esta etapa é realizada no anfiteatro das pró-reitorias, localizado no prédio da Reitoria, no Centro do campus.

Em Governador Valadares, o procedimento ocorre no prédio da Faculdade Pitágoras (Rua Dr. Raimundo Monteiro de Rezende nº 330, Centro). São esperados cerca de 140 novos estudantes. Nesta quarta, 26, o campus avançado recebe os calouros de Administração, Direito, Odontologia e Nutrição. As matrículas continuam na quinta, 27, com os ingressantes em Medicina, Educação Física, Fisioterapia, Ciências Econômicas e Farmácia.

Os horários de matrícula de cada curso foram definidos pela Cdara, sendo distribuídos de acordo com a forma de ingresso na Universidade e pelo curso pretendido. O cronograma pode ser conferido no site da Cdara, que também disponibilizou uma lista de documentos e formulários que precisam ser entregues pelos aprovados.

Luciana Santos Ferreira, que iniciou os estudos no Bacharelado Interdisciplinar do IAD, agora irá cursar Arquitetura e Urbanismo (Foto: Alexandre Dornelas)

Entre os novos estudantes da UFJF, há os que residem em Juiz de Fora, mas também os que estão de mudança, por causa dos estudos. Em comum entre eles, o sentimento de novas descobertas, ansiedade e muita vontade em começar uma nova fase de vida. É o caso de Larissa Peçanha do Nascimento (17) e Manuela Balestrero Braga Balbino (19), que vieram juntas do município de Serra, no Espírito Santo. Amigas, elas estudaram juntas desde o ensino médio e agora serão colegas de classe na UFJF, no curso de Bacharelado Interdisciplinar de Artes e Design.

“Descobrimos juntas no último ano que queríamos o mesmo curso, mas com foco diferente, e começamos a pesquisar as grades das universidades. Quando olhamos a grade da UFJF, vimos que contemplava tudo o que queríamos. Agora vamos morar e estudar juntas”, afirma Larissa. “Minha expectativa é enorme. Morar longe dos pais vai ser um desafio e sair de casa pela primeira vez vai ser um grande desafio, mas sei que não estou sozinha”, diz Manuela.

As diversas oportunidades de ingresso na UFJF também oferecem a chance de estudantes mudarem de curso. É o caso de Luciana Santos Ferreira (18), que iniciou os estudos no Bacharelado Interdisciplinar de Artes e Design (IAD) e agora irá cursar Arquitetura e Urbanismo. A oportunidade surgiu através do Sisu. “Sempre quis a UFJF pela proximidade com minha cidade, Muriaé. Estou apreensiva para essa mudança para Arquitetura, mas muito ansiosa para começar esse novo sonho e desafio”, declara.

As matrículas presenciais terão continuidade nesta quinta-feira, 27. De acordo com a Cdara, é necessário que o candidato respeite o cronograma de atendimento para o respectivo curso. As datas e horários podem ser conferidos no site do coordenadoria. Durante a matrícula, a equipe de Central de Atendimento (CAT) se encontra à disposição dos alunos aprovados e seus familiares para dar boas-vindas e sanar possíveis dúvidas

As vagas que não forem preenchidas serão divulgadas em um próximo edital de reclassificação previsto para o dia 2 de agosto.

Outras informações: (32) 2102- 3733 (Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)