Direito da UFJF se manteve no pódio em todas as edições das Olimpíadas (Foto: Géssica Leine)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi mais uma vez selecionada para participar da 4ª edição da Olimpíada de Conhecimento Jurídico. O evento é promovido pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC) e tem como objetivo principal estimular a pesquisa e o estudo do Direito Privado nas faculdades públicas e particulares do Brasil. A UFJF integra um grupo de 16 universidades selecionadas para a competição, que será realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, em São Paulo.

As equipes devem ter entre quatro e oito estudantes e, de acordo com a vice-diretora da Faculdade de Direito da UFJF, Raquel Bellini de Oliveira Salles, foi preciso realizar uma seleção interna, devido ao grande interesse dos alunos em participarem do evento. Sobre a dinâmica de preparação para uma competição desse nível, Raquel ressalta que “os alunos já têm condições de participarem com base na formação do próprio curso”. A partir do momento em que a equipe é formada, seus membros recebem algumas orientações sobre metodologia de estudo focada nas modalidades das provas das Olimpíadas.

Ao longo dos três dias, todas as equipes passarão por quatro modalidades de provas: Redação de Peça Jurídica; Sustentação Oral para Corpo de Jurados; Conhecimento de Legislação e Conhecimento Doutrinário. As provas são realizadas em dupla e a avaliação é feita com o mesmo critério de provas aplicadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ou seja, todas monitoradas e examinadas por uma banca composta por desembargadores e professores membros da Academia Brasileira do Direito Civil e da OAB.

A vice-diretora Raquel destaca que o trabalho coletivo nas olimpíadas otimiza o aprendizado e a formação dos estudantes, devido ao seu caráter interinstitucional. “É uma troca muito interessante para desenvolver canais de comunicação que podem ir além do evento em si. Os próprios alunos encontram suas aptidões, e as diferentes modalidades das provas estimulam o aprofundamento do Direito Civil que, apesar de ser uma área específica, é muito importante.”

A estudante do 7º período e líder da equipe selecionada para representar a UFJF, Vanessa Pereira Souza, está ansiosa para participar pela primeira vez. Segundo ela, experiência pode contribuir para sua atuação na área. “Acho que sair da sala de aula e aplicar isso na prática vai me dar outro olhar sobre o Direito Civil. Estou buscando além do que a faculdade exigiria. Gosto muito de estudar essa área e, assim, eu posso descobrir se isso vai me satisfazer na prática também. Porque é um direito que regula as relações da sociedade cotidiana e ele tende a melhorar a relação em sociedade.”

A UFJF tem histórico de vitórias em todas as edições anteriores. Logo na primeira edição da Olimpíada, em 2014, conquistou o primeiro lugar e, desde então, se mantém no pódio entre as três primeiras universidades colocadas. A vice-diretora da Faculdade de Direito da UFJF, Raquel Belline de Oliveira Salles, acredita que a razão para o desempenho deve-se ao fato de a universidade se interessar pela atividade e por oferecer uma boa formação na área. As três primeiras instituições vão receber prêmios em dinheiro, medalhas, troféus e livros. A equipe vencedora será recebida pelo ministro da Justiça em Brasília.

Outras informações: Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC)

Direito da UFJF fica em segundo lugar entre melhores faculdades do país