By Academia Brasileira de Letras. [Public domain, Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons

Estudo trabalhou com a “travessia da literatura de Machado de Assis para as plataformas da web 2.0” (foto: Academia Brasileira de Letras. [Public domain, Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons)

Uma tese de doutorado desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) investigou a emergência das práticas textuais do meio online em diálogo com a obra de Machado de Assis. A pesquisa foi apresentada pela acadêmica Marina Leite Gonçalves, no Programa de Pós-graduação em Letras.

A tese foi inspirada nos pressupostos da cultura da convergência, que ajuda a reduzir as fronteiras entre novas e velhas mídias, arte e entretenimento, entretenimento e educação, cultura oficial e subcultura. Dentro deste contexto, o estudo avalia empiricamente a emergência das práticas textuais no meio online em diálogo com o clássico machadiano. De acordo com Marina, ”a travessia da literatura de Machado para as plataformas da Web 2.0 aponta para o desafio do leitor atual ter acesso a ela em várias encarnações midiáticas, que fogem aos modelos anteriores de adaptação.”

Com o foco em analisar as formas menos tradicionais de releituras do texto literário, como twitterfiction, fanfiction, websérie, telessérie, simulação de facebook e desenhos de animação, A acadêmica explica que o interesse pelo estudo surgiu ao buscar a criação de um projeto que tivesse como perspectiva o ensino da Literatura com o auxílio das mídias digitais. “Os suportes atuais de circulação dos textos literários se convergiam nas plataformas da Web 2.0. Esta etapa da pesquisa levou-nos à conclusão de que as culturas de leitura e de escrita mudam em velocidade vertiginosa, mas as histórias machadianas criam seu universo imaginário junto à produtividade textual do ciberespaço”, aponta a doutoranda.

doutorado letras

Marina Leite (a segunda da esquerda para a direita) com a banca examinadora, após a defesa da tese de doutorado, na Faculdade de Letras, no dia 26 de maio (foto: arquivo pessoal)

Marina ressalta, ainda, que a pesquisa é relevante para o discurso acadêmico, “pois acrescenta reflexões em torno da ubiquidade e popularidade do fenômeno da adaptação do clássico machadiano no contexto atual, fomentando futuros estudos a respeito dessas apropriações textuais do literário no ciberespaço.” Além disso, ela acredita que a tese pode ser útil para a prática da docência, pois aponta novas possibilidades para o ensino e aprendizagem do literário, por causa das suas interfaces com o letramento digital.

De acordo com o professor orientador, Rogério de Souza Sérgio Ferreira, a pesquisa inova ao sugerir releituras do clássico machadiano em outras mídias e apropriações, ”apresentando também propostas pedagógicas que professores do ensino médio poderiam se valer nas salas de aula.”

Contatos:
Marina Leite Gonçalves (doutoranda)
marinaleitecvo@gmail.com
marinaleite@curvelo.cefetmg.br

Rogério de Souza Sérgio Ferreira (orientador – UFJF)
rogeriossferreira@gmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Rogério de Souza Sérgio Ferreira (UFJF)
Prof. Dr. Marcos Vinícius Ferreira de Oliveira (UFJF)
Prof. Dr. Anderson Pires da Silva (UFJF)
Prof. Dr. Osmar Pereira Oliva – Universidade Estadual de Montes Claros
Profª. Drª. Juliana Gervason Defilippo – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF)

Outras informações: (32)2102-3118 – Programa de Pós-graduação em Letras