Vagas não preenchidas em um dos grupos de ações afirmativas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) são transferidas para outro grupo, seguindo uma ordem de prioridade. Edital publicado pela Comissão Permanente de Seleção da UFJF explica como funciona essa migração de vagas na instituição.

Com a publicação de editais de reclassificação, que chamam novos aprovados, como o mais recente divulgado na última quarta-feira, 19, pode ocorrer a passagem de vagas. Isso acontece quando não há mais concorrentes para serem chamados em um determinado grupo.

Por exemplo, caso as vagas reservadas ao grupo A (veja abaixo a explicação sobre cada grupo) não sejam preenchidas, elas serão ofertadas ao grupo A1. Em seguida, ao B1. Se ainda assim não houver candidatos, as vagas são destinadas ao B. Em seguida ao D1 e ao D. Caso ainda não tenham sido preenchidas, vão para o grupo E1 e depois ao E.

MIGRAÇAODEVAGAS-portal

Migração de vagas entre grupos no Sisu

As vagas que não forem preenchidas após a disposição entre os grupos  A, A1, B, B1, D, D1 e E serão ofertadas aos candidatos classificados para as demais vagas, na Ampla Concorrência (grupo C).

Já em caso de não preenchimento das vagas da Ampla Concorrência, estas serão oferecidas primeiro ao grupo A1, seguido do A, depois ao B1, depois ao B, depois ao D1, depois ao D, depois ao E1 e depois ao E.

Leia o edital (em pdf)

Conheça todos os grupos
Das vagas da UFJF selecionadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 50% são reservadas, em cada um dos cursos e em cada um dos grupos, para os egressos de escolas públicas.

O sistema de cotas inclui nove grupos – desde o A, o A1 ao E1. Quando se inscreveu na seleção, o candidato escolheu seu perfil.

Grupo A: candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo A1: candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo B: candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo B1: candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo C: Amplo Acesso, independentemente da declaração de renda, de escola, de cor ou de origem racial.

Grupo D: candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo D1: candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo E: candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo E1: candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Outras informações: Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese/UFJF)