Com o objetivo de qualificar alunos de pós-graduação com informações atualizadas em ciência de ponta, o Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (PGECOL/UFJF) vai oferecer a disciplina “Optical spectroscopy methods in Biology”. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 4 de agosto. As aulas gratuitas ocorrem entre os dias 15 e 31 de agosto, das 8h às 12h, no Auditório do PGECOL (localizado atrás da cantina do ICB).

Para se inscrever basta enviar email para pgecol@ufjf.edu.br com o título “inscrição disciplina estrangeira” e uma mensagem com uma breve descrição da intenção, curso de origem, nível e área de estudo. A matéria faz parte do Projeto de Internacionalização do PGECOL, será ministrada em inglês pelo professor Erix Milán Garcés e está aberta aos alunos da pós-graduação de áreas afins. São 28 vagas para estudantes de cursos de pós-graduação da UFJF, sendo cinco destas reservadas a alunos estrangeiros da universidade.

A coordenadora da disciplina, Rossana Correa Netto de Melo, destaca a internacionalização como uma das principais estratégias de crescimento institucional. “Um ambiente acadêmico com estudantes e profissionais com diferentes experiências, de diferentes países, é muito enriquecedor e é importante para encontrar soluções para problemas que desafiam o mundo”.

O coordenador da Pós-graduação em Ecologia da UFJF, Fabrício Alvim Carvalho, ressalta a importância de oferecer disciplinas em inglês para estrangeiros e para brasileiros como parte da internacionalização. “Isso promove uma interação maior entre as nações a partir de uma perspectiva da educação.” Além disso, ele aponta que uma das intenções do programa é balizar a educação dos alunos de pós-graduação em nível internacional.

O curso vai apresentar os princípios teóricos e as aplicações dos principais métodos de utilização do espectroscópio óptico no estudo de biomoléculas. Serão introduzidos os temas sobre espectroscopia eletrônica óptica (absorção e fluorescência) e espectroscopia vibracional. O estudo vai cobrir aplicações para problemas especificamente biológicos, contudo, de acordo com o plano do curso, esses métodos serão mais generalizados e podem ser aplicados a outros problemas na biologia, química, física, medicina, entre outros.

Sobre o professor responsável

O professor Erix Milán Garcés é graduado em Física pela Universidad de Oriente, em Cuba, com doutorado no National Centre for Biological Sciences em Bangalore, Índia. Tem pós-doutorado na Índia na área de “Molecular dynamics simulation of cell-penetrating peptides and protein folding” e no Brasil, pelo Departamento de Química da UFJF, na área de “Surface enhancement resonance Raman spectroscopy of biomolecules”.

Atualmente, Garcés é vinculado ao Laboratório de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF e atua como pesquisador colaborador em técnicas de microanálise aplicadas aos estudos ecológicos e de biologia estrutural.

Outras informações: (32) 2102-3227 – Programa de Pós-graduação em Ecologia