Em 1985, no evento Live Aid, o cantor Phil Collins disparou: “Hoje, 13 de julho, é o Dia Mundial do Rock”. Foi o bastante para estabelecer a data. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para celebrar o dia, o portal do Estudante listou dez bandas que possuem alunos como integrantes e que priorizam a produção autoral.

A instituição ainda marca sua estreia no Spotify, com uma playlist com o trabalho de três bandas. O Spotify é uma plataforma que disponibiliza músicas, por meio de programa para computador e aplicativo de celular, e tem se tornado popular no Brasil. Confira e aperte o play:

Vivenci


Junto com um irmão e um amigo, o estudante de Comunicação e guitarrista, Vinícius Polato, formou, em 2012, o power trio de hard rock Vivenci. Os vocais estão a cargo de Victor Polato e a bateria com João Nascimento. Em cinco anos, eles já gravaram dois EPs autorais. No mais recente, “O Seguinte”, o rock’n’roll clássico impregna todas as letras, acordes e riffs. Para quem curte um som mais pesado, a sugestão é “Nunca vi”.

Inoutside
Mariana Campello e Remy Martins estudaram juntos em Vitória (ES) e formaram uma banda de colégio. Pensaram que ela chegaria ao fim quando vieram cursar Artes e Design e Ciências Biológicas. Mas após encontrarem a baixista Sofia Musso, Mariana retomou os vocais e a guitarra; e Remy, a bateria com Inoutside. A banda planeja lançar o primeiro EP no próximo semestre. Com um fusão de hardcore, punk rock e heavy metal, o som da Inoutside pode ser ouvido no SoundCloud.

Frickets


Em um sarau na Faculdade de Direito, há três anos, surgia a banda de rock alternativo
Frickets. Com uma pegada indie forte, atualmente, o grupo conta com Rodrigo Almeida, do curso de Direito, nos vocais; Marco Zambelli na guitarra; Phillipe Moreira, de Administração, no baixo; e Adam Rocha, da Economia, na bateria. No início do ano, os rapazes lançaram o primeiro EP, “Attention Intervention”, com cinco faixas autorais. “Quando estou escrevendo as letras, realmente coloco tudo o que sinto nelas. Querendo ou não, a gente fica exposto, não de uma maneira negativa”, explica Rodrigo.  

Uivos
Entre as bandas de rock formadas por alunos da UFJF tem até uma que surgiu em bloco de pré-Carnaval. Em 2013, a banda Uivos fez sua primeira apresentação, mais como um grupo carnavalesco experimental do que como banda. Desde então, já são duas demos gravadas, um pequeno hiato no currículo e uma aparição em um podcast russo. A atual formação conta com Luan Baptista (Artes e Design) no vocal, Everton Surerus (Ciências Sociais) na guitarra, Igor Zoffoli (História) no baixo e Eric Prates na bateria, com sonoridade híbrida entre o indie, o pós-hardcore e o funk. “Costumamos ensaiar em nossas folgas, pois estudamos e trabalhamos. Mas estamos sempre nos organizando e reorganizando para ensaiarmos ao menos uma vez por semana”, afirma o vocalista. A banda lançará o novo álbum, “Só mais uma nuvem”, em agosto.

Os Capivaras de Netuno
Em uma vibe ‘Raul Seixas’, Os capivaras de Netuno fazem da música uma brincadeira, com referência aos clássicos do rock nos dourados anos 1960 e 1970 e à Tropicália. As composições autorais falam de amores pastelões e pós-ressaca, com os estudantes de Engenharia Elétrica, Paulo Careli e Renan Sena, nos teclados e bateria, respectivamente; o aluno de Filosofia e baixista Rogério Martins; e o guitarrista Luis Dadalti, da Letras. O vocalista e fundador da banda, Brunno Esteves, explica que o grupo investe nas redes sociais para ter mais interação com o público, apostando em GIFs e trocadilhos que envolvam o roedor ícone de Juiz de Fora e que dá nome à banda. A irreverência dos Capivaras de Netuno pode ser conferida no SoundCloud deles.

Drunken Tales

“Nenhuma boa história começa com ‘Estávamos bebendo água…’, e conosco, não foi diferente…”, assim se inicia o roteiro da banda Drunken Tales, que possui a lenda de, ao participarem do evento “The rock and roll party experience”, em 2013, o guitarrista Steve pisou no baixista, Tales, que fazia uma apresentação mítica deitado no chão. Nenhum dos integrantes se lembra bem da apresentação, porém, a camisa de Tales é uma prova. Ao longo de quatro anos, a Drunken Tales passou por várias reformulações e hoje tem o estudante de Comunicação, Matheus Medeiros, como vocalista, o aluno de Engenharia Elétrica Lucas Santiago como baixista, e o guitarrista Higor Soffe,  vindo de Artes e Design. A bateria fica sob responsabilidade de Anderson Santos, da Arquitetura; Rafael Ribeiro também assume a guitarra. Apesar de sua tradição ser com o indie rock, os atuais integrantes da Drunken Tales estão estruturando novo estilo para a banda, misturando ritmos musicais brasileiros com o funk americano. O EP “Volátil” apresenta o trabalho autoral da banda.

Overdue

No segundo semestre do curso de Comunicação, o guitarrista Rodrigo Ferreira se juntou a um grupo de amigos para dar início à banda Overdue, que, nos últimos cinco anos, tem combinado a sonoridade do rock com críticas político-sociais. Yan é o atual vocalista da banda; Lucas Müller, o baixista; e Thalles Oliveira, o baterista. Ferreira atribui ao curso a inspiração para compor letras com teor de crítica social e que estimulem o público a refletir sobre questões políticas. A banda regravou o samba “Classe Média”, de Max Gonzaga, na versão rock and roll, elogiada pelo compositor.

Contratempo

Com uma inclinação para o pop rock, a Contratempo conta com Leonardo Pacífico e Ian Sad nos vocais e guitarra, Luana Sad na bateria, e Guilherme Flauzino no baixo, que cursa Artes e Design. O som é influenciado pelo rock nacional, principalmente, por bandas da década de 1980. Recentemente, a Contratempo divulgou o lyric vídeo de seu primeiro som autoral, “Novas direções”.

Coroña


Um power trio formado por Jordan Pereira, Ramon Montorse e Leonel Prestes, vocalista, baixista e baterista, respectivamente, o Coroña tem no grunge, stoner e hard rock suas principais influências. “Eu tinha um projeto anterior, com o Ramon, e na virada de 2014 para 2015, após amadurecer musicalmente, veio esta ideia de desenvolver um som mais autoral, tocando nas feridas da sociedade, com uma visão de que a música não é só entretenimento, mas  também algo que faz as pessoas refletirem”, conta Jordan, que está prestes a colar grau em Comunicação. O companheiro Ramon é estudante de Economia. Assista ao clipe de “M.O.D.A”.

Legrand 

Com um pé no pop rock dos anos 1980 e o outro no indie rock dos anos 2000, a banda Legrand tem o estudante de Ciências Sociais Diego Neves no vocal, os alunos de Direito Vinícius Fonseca, na guitarra, e Guilherme Lima, no baixo. O quarteto é fechado com Cyro Soares, de Artes e Design, que assumiu recentemente a bateria e João Calderaro. Além do rock, o grupo se inspira em cantores e compositores de MPB e Clube da Esquina, como Lenine e Lô Borges. Suas composições falam sobre temas cotidianos, como falta de dinheiro e tempo, e assuntos comuns à vida universitária, como a transição para a fase adulta e a saudade de casa. 

 

Acesse o perfil da UFJF no Spotify

Ouça a playlist Bandas de rock de estudantes da UFJF