Crianças de ONG do Nova Era visitam Centro de Ciências Foto Fernanda Bertola 1

Acervo da malacologia encantou os estudantes (Foto: Fernanda Bertola)

“A gente gasta muita eletricidade.” Esta foi uma das conclusões de uma das 12 crianças da Organização Não Governamental (ONG) Associação de Apoio à Criança e ao Idoso (Aaci) do Bairro Nova Era, em Juiz de Fora, na visita que realizaram nesta quinta-feira, dia 13, ao Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As crianças, entre 6 e 12 anos, passaram a manhã no local, interagindo com atrações que passam por conhecimentos de física mecânica aos gases nobres.

Elas tiveram a oportunidade de aprender, por meio de atrações interativas, conceitos que normalmente são ensinados na escola de maneira teórica em anos superiores. Desta forma, conheceram, por exemplo, o funcionamento de uma usina hidrelétrica, principal matriz energética brasileira, e as possibilidades ofertadas pelas gerações eólicas. A partir dessas experiências, o Centro de Ciências oferece, também, uma simulação dos usos energéticos dentro de uma casa comum, o que levou à conclusão de um estudante de que “gastamos muita eletricidade”.

Os estudantes também interagiram com materiais menos presentes no cotidiano e suas possibilidades, como gases nobres. Manuseando bastões de argônio e neônio, assistiram à transformação de cores de acordo com a emissão de eletricidade, o que levou uma criança a definir que “Vocês inventam cada coisa!”

Crianças de ONG do Nova Era visitam Centro de Ciências Foto Fernanda Bertola 3

Manhã de diversão e muito aprendizado para a garotada (Foto: Fernanda Bertola)

A socioeducadora da ONG Aaci, Kenia Oliveira definiu a experiência para as crianças, que de férias puderam aprender mais nesta manhã: “Muito importante pela formação, para aguçar a curiosidade, levar o próprio conhecimento para casa. Mesmo que não estejam aprendendo ainda na escola sobre átomo, quando começarem a ter isso vão ter outro tipo de visão. Será importante na formação deles, quem sabe se tornem até mesmo cientistas”.

Segundo ela, o espaço foi uma surpresa: “Muitas pessoas ainda não conheciam, mesmo entre os pais, que tivessem algo assim por aqui”. Com tantos experimentos, uma das principais atribuições da visita para Kenia foi a vivência com o próximo e o respeito. Em meio ao corre-corre para aproveitarem as atrações, uma das crianças desabafou sobre a manhã: “Hoje já aprendi Ciências demais!”

Confira os horários de visitação
Horário Funcionamento Visitas Centro de Ciências