Pombal_Cerâmica esmaltada_Rosa Ramalho_Foto Franciane Lúcia

“Pombal”, confecionado em cerâmica esmaltada  (Foto: Franciane Lúcia)

A mostra “Artesanato português” está em cartaz no Museu de Cultura Popular, no Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), reunindo obras em cerâmica que destacam o trabalho de artistas lusitanos.  As visitações podem ser feitas até o dia 28, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

A cerâmica portuguesa é conhecida mundialmente pelos azulejos e peças utilitárias que chamam a atenção pela peculiaridade dos detalhes e dos acabamentos. Essa tradição perdura e coloca o país europeu na rota do turismo, com visitações em monumentos, fábricas e olarias.

“Artesanato português” exalta as habilidades dos artesãos lusitanos com uma coleção de cerâmicas representativas do país. São 65 peças confeccionadas em cerâmica crua, pintada e esmaltada. Destacam-se peças utilitárias como chocolateira, assador de castanha, jarros, bacias e panelas que chamam a atenção pela coloração metálica obtida pela queima no forno utilizando a lenha verde.

A exposição ressalta, também, o trabalho de Rosa Ramalho, importante ceramista portuguesa, com as obras “Pombal”, “Oratório” e a imagem de Santo Antônio, confeccionadas em cerâmica esmaltada; e ainda, neste material, as estatuetas de homens e mulheres montados em cavalos, obras confeccionadas em cerâmica pintada e esmaltada, do artista JM. Há, também, exemplares de tamancos, chancas e socos – calçados rústicos confeccionados em madeira e couro, uma tradição de Portugal.  

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)