(Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Analista do Departamento de Investimento em Fundos e Participações da Finep, Alexandre Cabral, apresentou o projeto para startups (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, nesta quinta-feira, 6, a visita do analista do Departamento de Investimento em Fundos e Participações da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Alexandre Cabral, que apresentou o edital do projeto Finep Startup.

Com o objetivo de divulgar o programa e fortalecer o Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, o projeto é voltado para pequenos empresários que possuem interesse em receber aporte de capital público para desenvolvimento e ampliação dos seus empreendimentos. O edital prevê setores alvos, como educação, cidades sustentáveis, fintech, internet das coisas, economia criativa, energia, defesa, mineração, petróleo, manufatura avançada, biotecnologia, agritech, química e BIM (building information modeling).

“A Finep Startup é um instrumento que surgiu para suprir uma lacuna de investimentos do Brasil”, aponta Cabral. Segundo o analista, as empresas gastam muito capital para que possam criar um produto, desenvolver o negócio e conseguir provar que aquele empreendimento possui viabilidade de comércio. Quando alcança este estágio de reconhecimento, a escala produtiva necessita ser ampliada. “Quando se consegue a possibilidade de produzir algum produto em pequena escala e ao colocá-lo no mercado ele ‘bomba’, é necessário ter dinheiro para crescer. Com isso, o Finep criou um projeto de fundos que estão preparados para investir três, quatro ou cinco milhões em você”.

De acordo com Cabral, a busca por startups em um país do tamanho do Brasil é extensa, pois por muitas vezes é preciso mais do que apresentar a possibilidade, mas ensinar aos empreendedores como se adequar ao programa. Nesse contexto, ele ressalta que estar na Zona da Mata é uma obrigação, pois por meio do Critt, existem muitas empresas que se iniciam nesta região. “Já tem uma geração de empresas que saíram do Critt e foram para outros ambientes, mas que ainda fazem parte do network possibilitado pelo Centro”.

O gerente de empreendedorismo do Critt, Leonardo Miranda, avalia que muitos projetos que estão na instituição se encontram em momento de receber aporte de capital. Dentro deste contexto, o programa do Finep se torna uma possibilidade de alavancar essas empresas para que apresentem seu projetos ao mercado e possam alcançar o sucesso. “O programa cobre essa questão de aporte de recursos de empresas de base tecnológica, e dentro da Universidade há bastantes pesquisadores que desenvolvem tecnologias. Essas tecnologias podem se tornar produtos e uma startup nesse mercado”.

Novas possibilidades
Durante o evento, foram apresentados diferentes perfis de projetos em diversos níveis de avanço do empreendimento. De acordo com o analista da Finep, essa heterogeneidade de público faz-se necessária para que se conheça e se oportunize os melhores projetos. “Temos empresas que estão buscando seus primeiros investimentos. Outras que já estão em estados mais avançados e analisam se esta é uma boa oportunidade, e notei na plateia pessoas que dizem que é isso que elas querem ser quando crescer: uma empresa que vai entrar no Finep Startup de forma competitiva, e doravante trabalhar o seu produto e seu plano de modelo para chegar lá”.

Entre os interessados estava Pedro Gattás Bara Netto, que busca conhecer possibilidades para a “Imersa”, projeto de uma produtora de conteúdo audiovisual que pretende inovar no mercado com uma técnica chamada “Transmídia Storytelling”. “Pretendemos trazer esta técnica para o mundo real ao registrar eventos como formaturas e casamentos. É um conteúdo que os próprios usuários criam, a gente edita, transforma isso em uma narrativa e joga para a nuvem, para o usuário ter acesso”.

Pedro destaca que o projeto está em fase inicial e participar desta iniciativa pode ser um passo para o futuro. “A gente está aqui hoje para conhecer o programa, pois ele é uma possibilidade. É sempre bom ter esse tipo de fonte, que ajuda muito. Então, a gente está analisando as oportunidades agora, para que posteriormente, quando o projeto já tiver se tornado um produto no mercado, a gente conseguir alavancar e escalar o negócio”.

Confira o edital do Finep Startup.

Outras informações
(32) 2102-3435 – ramal 204/205 (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Critt)
finepstartup@finep.gov.brFinep