Reitor Marcus David recebe, do Presidente do Instituto Itamar Franco,  Marcelo Siqueira, homenagem em nome da UFJF (Foto: Twin Alvarenga)

Reitor Marcus David recebe, do presidente do Instituto Itamar Franco, Marcelo Siqueira, homenagem em nome da UFJF (Foto: Twin Alvarenga)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, na última quarta-feira, 28, a Medalha Itamar Franco, em reconhecimento ao seu trabalho social e educacional perante a sociedade brasileira. Durante a cerimônia, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), o reitor Marcus David afirmou, em seu discurso, que este é um momento marcante para a UFJF, pois reconhece o esforço de todos aqueles que, de alguma forma, passaram pela instituição.

Marcus David relembrou que “vários momentos importantes da história da universidade cruzaram com a história desse ilustre ex-presidente”, que dá nome à medalha. Itamar Franco foi aluno da Faculdade de Engenharia da UFJF sendo reconhecido, no exercício de seus cargos públicos, por agir em prol das universidades e da cultura. Durante seu mandato como presidente, ocorreu a incorporação Cine Theatro Central ao patrimônio da UFJF, “preservando um importante patrimônio cultural da cidade e, nesse período, recebemos também o acervo do poeta Murilo Mendes”, pontuou o reitor.

Essa foi a primeira entrega da Medalha, que será concedida, anualmente, pelo Instituto Itamar Franco a cinco personalidades ou instituições que se destacam em diversas áreas de atuação, como a cultura, educação e esportes, por exemplo. Além da UFJF, foram homenageados o Arcebispo dom Mauro Morelli (ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nos estados de Minas Gerais e São Paulo); Saulo Pinto Moreira (ex-prefeito de Juiz de Fora); Murílio Avellar Hingel (ex-diretor do Colégio de Aplicação João XXIII e ex-ministro da Educação do governo Itamar Franco); e  Zico (ex-jogador de futebol).

Zico: “Ter tido a oportunidade de conhecê-lo (Itamar Franco) dá um reconhecimento ainda maior” (Foto: Twin Alvarenga)

Todos os homenageados tiveram alguma relação com Itamar Franco, em sua trajetória política e pessoal. Murílio Hingel e Paulo Pinto Moreira, por exemplo, se tornaram amigos do ex-presidente na década de 1960 e o acompanharam em sua passagem pela Prefeitura de Juiz de Fora, Governo do Estado de Minas Gerais, Senado e Presidência da República. “Pude conviver com um cidadão que tinha um espírito republicano absoluto, um patriotismo de grande profundidade e um sentido ético e  moral que fez com que ele pudesse promover grandes feitos, nesses cargos, sempre em benefício do povo, sem se preocupar com glória e pompa”, declara Hingel.

Ex-Ministro, Murílio Hingue, foi um dos homenageados (Foto: Twin Alvarenga)

Ex-ministro da Educação do Governo Itamar Franco, Murílio Hingel, foi um dos homenageados (Foto: Twin Alvarenga)

Zico reiterou a fala dos demais homenageados e afirmou que Itamar Franco deu “grandes exemplos ao nosso país” o que torna uma honra receber a medalha que leva seu nome. “Ter tido a oportunidade de conhecê-lo dá um reconhecimento ainda maior”, acrescenta o ex-jogador que foi Secretário Nacional de Esportes, no período que Itamar era vice-presidente da República.