O Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata), do qual a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) faz parte, celebra um ano de existência nesta sexta-feira, 30. Com o objetivo potencializar e alinhar as ações de Desenvolvimento Integrado na Zona da Mata Mineira, o grupo e a Secretaria de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) do Governo de Minas, por meio do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), promovem uma reunião conjunta, que visa instituir uma parceria entre as instituições.

“É muito gratificante saber que todos os esforços somados para o desenvolvimento do GDI Mata vêm apresentando resultados e ganhando grandes proporções. A partir do momento que o Governo de Minas reconhece o trabalho do grupo, ele passa a ter uma amplitude maior. Estamos realizando um esforço coletivo que colabora, não só com o desenvolvimento da região da Zona da Mata, mas de todo o estado e até outras regiões. A consequência desse reconhecimento é a responsabilidade e o empenho que ficam ainda maiores”, afirma o diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Delgado.

Na reunião, será exibida uma apresentação sobre o GDI, além do relatório anual de atividades da instituição. Por parte do Fopemimpe, além da apresentação institucional, haverá exibição dos projetos e das demandas atendidas e ações realizadas em prol das micro e pequenas empresas de Minas.

Segundo Ignacio, o propósito básico do GDI Mata é “elevar a conexão entre os agentes econômicos regionais e as instituições de pesquisa e fomento, com base no entendimento de que tal conexão é o caminho fundamental para o resgate da economia regional”. O professor acrescenta que, após um ano de atividades, o grupo “favoreceu em boa medida a aproximação de diferentes agentes econômicos e das instituições de ensino, pesquisa e fomento que o integram com o universo empresarial, especialmente em Juiz de Fora. Nesse sentido, o saldo deste ano de vida é, por certo, positivo”.

Ligado ao Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF, o GDI tem contribuído, na visão do diretor, com o desenvolvimento de muitos projetos que, de outra maneira, não sairiam do papel. “As graduações e especializações de diversos cursos têm a oportunidade de colocar seus alunos para aprender na prática a desenvolver soluções e adquirir conhecimento que agrega valor à sua formação profissional”.

A reunião contará com a presença do Secretário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais e Presidente do Fórum, Wadson Ribeiro, e do Superintendente de Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Cooperativismo, Fernando Passalio.

Outras informações: (32) 2102-3435 – Centro Regional de Inovação e Transferência  de Tecnologia (Critt)
Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata)