Maiara

Para Maiara Pereira, a economia com a Moradia permitirá que ela visite a família mais vezes por ano (Foto: Alexandre Dornelas)

Com as chaves nas mãos, cerca de 60 estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conheceram pela primeira vez sua nova casa pelos próximos anos. A inauguração da Moradia Estudantil reuniu na manhã desta quarta-feira, 28, os novos habitantes para um café da manhã. “É muito melhor do que eu esperava” comentou Ian Policarpo, o primeiro aluno a abrir seu quarto e a guardar seus objetos no armário.

A impressão foi a mesma dos demais, que não escondiam a satisfação ao descobrirem os ambientes dos dois prédios construídos para abrigar até 113 alunos. Cozinhas, banheiros, lavanderias e mobiliário prontos para a chegada dos alunos. “Estou feliz e ansioso para conviver com as pessoas. Acho que haverá uma diversidade muito grande aqui, com pessoas de diferentes cursos e histórias de vida”, avalia Evandro Vieira, aluno do primeiro período de Ciências Exatas. De Nova Friburgo (RJ), ele estava com dificuldades em se manter em Juiz de Fora: “Se não fosse a Moradia, minhas duas opções seriam trabalhar ou desistir do curso e voltar pra minha cidade”.

O reitor Marcus David deu pessoalmente as boas-vindas a Ian Policarpo ao seu novo quarto (Foto: Alexandre Dornelas)

A finalidade das instalações é justamente essa, segundo o reitor Marcus David – garantir a permanência dos estudantes. Ele lembrou que esta é uma luta antiga da Universidade. “Vi colegas meus, do movimento estudantil da minha época, comentando, festejando a criação da Moradia”. Segundo David, a Administração Superior não irá abrir mão dos investimentos nas políticas estudantis, apesar das restrições orçamentárias impostas pela crise econômica e política.

Essa é uma conquista fantástica que vai permanecer para a história da Universidade – Marcos Freitas, pró-reitor de Assistência Estudantil

O pró-reitor de Assistência Estudantil Marcos Freitas agradeceu o empenho de sua equipe, da Infraestrutura e de Planejamento para finalização das obras e compra dos móveis. “Essa é uma conquista fantástica que vai permanecer para a história da Universidade. Ninguém nunca vai ter coragem de fechar a Moradia Estudantil, ela é a garantia da um equipamento social importante da instituição”.

Além das chaves, os novos moradores receberam uma cópia do Regulamento. Segundo as normas, os selecionados têm até sete dias para se mudarem. Alguns, no entanto, não quiseram esperar, e já começaram a trazer as malas. É o caso da Maiara Pereira que já começou a arrumar o quarto, logo após receber as chaves. A estudante de Artes e Design é natural de Iturama (Minas Gerais), a 950 km de Juiz de Fora, e se mantinha financeiramente com apoio estudantil e uma bolsa de treinamento profissional. Ela relata que, agora, vai “conseguir juntar dinheiro para tentar ir mais vezes pra casa, porque a passagem é muito cara. Morando aqui vai ser um super alívio.”

Jéssica Simões, de Barretos (SP), sabe

Jéssica Simões, de Barretos (SP), aprovou as instalações da casa nova (Foto: Alexandre Dornelas)

Essa expectativa é compartilhada por outros alunos, como é o caso da Jéssica Simões de Assis, que veio de Barretos (São Paulo), em 2014, para cursar Artes e Design. “É muito caro a passagem de ida e volta, são mais de 12 horas de viagem, eu só conseguia ir umas duas vezes por ano e agora vou conseguir ir mais vezes.” No caso dela, fechar as contas será mais fácil com a moradia estudantil. “As vezes, eu tinha que tirar da alimentação para suprir o dinheiro do aluguel. Agora eu não vou ficar nervosa toda o mês para ter esse dinheiro.”

Normas de convívio

Novos moradores comemoram a conquista na abertura da Moradia Estudantil (Foto: Alexandre Dornelas)

Os estudantes selecionados para a Moradia Estudantil devem estar atentos às normas previstas pelo Regulamento Geral da habitação aprovado pelo Conselho Superior da UFJF (Consu). Eles deverão, ainda, formar uma comissão de moradores para assuntos internos, que dizem respeito ao dia a dia da habitação. O estudante de Engenharia Elétrica Diego Alves pretende fazer parte do grupo e tentará mobilizar o pessoal para realizar a primeira assembleia antes do fim do semestre. “Assim o pessoal pode sair de férias tranquilo com a casa já organizada.” Os prédios da Moradia estão na área de cobertura da Unimed e contatos sobre saúde e segurança podem ser consultados aqui

Outras informações: http://www.ufjf.br/proae/