Oportunidades de acesso ao mercado de trabalho e boas classificações em ranking nacionais influenciam os candidatos (Foto: Twin Alvarenga)

Teve início nesta quarta, 28, a matrícula presencial dos convocados pelo Sisu 2017 – 2ª edição, pelo Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism) triênio 2014-2016, e para os candidatos que irão preencher vagas ociosas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A entrega de documentos deve ser feita pessoalmente pelos alunos para a efetivação da matrícula.

No campus de Juiz de Fora, esta etapa foi realizada no Anfiteatro de Estudos Sociais. Os horários da matrícula de cada curso são definidos pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), sendo distribuídos de acordo com a forma de ingresso na Universidade: Sisu 2017.2, Pism e vagas ociosas. Também se encontra disponível no site da Coordenadoria a lista de documentos e formulários que precisam ser entregues pelos aprovados.

Com muita animação, veteranos recepcionaram os calouros e apresentaram os projetos que são desenvolvidos por cada curso, bem como atléticas e empresas juniores. Entre os novos estudantes da UFJF, há os que residem em Juiz de Fora, mas também os que estão de mudança, por causa dos estudos.

Iuri Carlos Breghenti veio de Sinop, no Mato Grosso, para cursar Engenharia Elétrica  – Robótica e Automação Industrial, e após concluir sua matrícula presencial, aproveitou para conferir os protótipos de seus veteranos. “Nunca tive predileção por nenhuma matéria específica no colégio, mas sempre gostei desta área de robótica, então optei pelo curso”. Seu pai, Carlinhos Breghenti, conta um dos motivos da vinda para o Sudeste do país: “O Mato Grosso não é um estado industrial, nossa economia tem muita força no Agronegócio, mas no que ele quer, que é Automação Industrial, tem poucas possibilidades. E a UFJF tem ótimas referências, boas colocações em rankings nacionais, o que ajudou na escolha dele”.

Vagas não preenchidas serão disponibilizadas em reclassificação, que sai dia 5 de julho (Foto: Twin Alvarenga)

A perspectiva de mais oportunidades no mercado de trabalho também fez com que Tânia Malaquias decidisse vir para Juiz de Fora. Ela estudava Engenharia de Automação na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e conta que, apesar do curso ser muito bom, ao pesquisar sobre o mercado, resolveu  trocar  para Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Eletrônicos na UFJF. “Eu pesquisei e conversei com algumas pessoas sobre, e achei a cidade e a UFJF em si um lugar mais tranquilo para estudar e com uma infraestrutura melhor para me receber. Aqui eu tenho mais oportunidades de estágios, de conhecer pessoas que já trabalham na área, e futuramente planejo realizar a especialização em Robótica e Automação.”

As matrículas presenciais terão continuidade nesta quinta-feira, 29, e as vagas que não forem preenchidas serão divulgadas em um próximo edital de reclassificação no dia 5 de julho. Durante a matrícula, a equipe de Central de Atendimento se encontra à disposição dos alunos aprovados e seus familiares para dar boas-vindas e tirar possíveis dúvidas sobre documentação, modalidades de apoio estudantil oferecidos pela Universidade e Moradia Estudantil.

Estudantes comemoram ingresso na UFJF-GV (Foto: Flávia Carvalho)

No campus de  Governador Valadares, entusiasmo e a ansiedade foram os sentimentos mais comuns entre os novos estudantes. Natural da cidade de Eugenópolis, Minas Gerais, a caloura de Odontologia Maria Thereza de Oliveira Brandão, explicou que o segundo semestre será repleto de novidades. “Vou morar sozinha e entrar no Ensino Superior. Então será tudo novo, mas estou muito feliz por ter passado em Odontologia, que sempre foi minha primeira opção, em uma Universidade Federal”.

Entre os calouros, há também os que viram na UFJF-GV a possibilidade de voltar a morar em Governador Valadares. Matriculada no curso de Administração, Grasiele Aparecida dos Santos é valadarense, porém se mudou para Belo Horizonte há dez anos em busca da graduação em uma instituição pública. Agora, decidiu retornar à cidade natal. “Desde que fui para a capital, foram criados a IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) e a UFJF-GV. Então já foi um crescimento enorme para a cidade. Acho que vou me readaptar perfeitamente. Por ser uma cidade menor, com outro ritmo, terei mais tempo para estudar”.

O calouro do curso de Direito, Moisés Guilherme Pessoa, também é de Governador Valadares e comemora o fato de poder estudar em uma universidade pública e de qualidade perto de casa. “Antes estava completamente fora das minhas expectativas estudar em uma Universidade Federal aqui em Governador Valadares. Eu imaginava que teria que me mudar de cidade ou até mesmo que não conseguiria cursar uma faculdade”.

Outras informações: (32) 2102- 3733Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)