(Foto: Divulgação)

Banda estreia projeto Rock nas Universidades, uma turnê pelos campi mineiros para celebrar os 20 anos de carreira (Foto: Divulgação)

Atração principal da edição deste sábado, 24, do Som Aberto, a banda belo-horizontina Tianastácia estreia em Juiz de Fora o seu Rock nas Universidades, que, assim como o bem-sucedido projeto da Pró-reitoria de Cultura, tem por objetivo disseminar a cultura no meio universitário. A turnê pelos campi mineiros celebra os 20 anos de carreira de Tianastácia como um ícone do cenário musical mineiro de reconhecimento nacional, graças à versatilidade e irreverência de sua produção.

O Som Aberto é um evento cultural com atrações gratuitas e recomendado para todos os tipos de público, o que dialoga muito com o projeto da Família Nastácia. Não é por acaso, portanto, que a turnê do projeto se inicia pela UFJF, numa parceria com a Procult. Assim como o Som Aberto, o Rock nas Universidades também tem o objetivo de incentivar atrações culturais nas universidades e garantir que a cena da música independente seja fomentada. “Acreditamos que as universidades estejam vivendo um momento maravilhoso de efervescência em critérios de expressão, e isso é muito bacana de ser ver”, conta o vocalista Paulo André, ou Podé Nastácia, como é mais conhecido.

“O projeto busca incentivar a realização de eventos nos centros universitários em parceria com seus respectivos núcleos culturais. Além disso, com 20 anos de banda, a geração mais antiga de fãs já tem filhos também fãs, então nada mais justo que levarmos a eles nossas músicas”.

Podé conta ainda que o catalisador para solidificação do projeto, que já vinha sendo realizado de maneira informal, foi o lançamento do décimo disco de estúdio da banda, Escorrega Um, Cai Cinco, que estará disponível a partir de julho. “O título do disco, por coincidência, remete muito à atual fase política do país, em que, se cai um, outros cinco vão atrás. Para o show, serão executados os sucessos da carreira de 20 anos, além é claro, de músicas inéditas do décimo disco”, antecipa o músico.

Oportunidade
Com apoio do Som Aberto e do Rock nas Universidades, a banda Blend 87, que tem alcançado notoriedade no cenário da música local, estará encarregada da primeira apresentação da noite de sábado. Com um álbum, que deve ser lançado nos próximos meses, intitulado Concebido por Acaso na Terra, ela é uma das bandas locais que merecem atenção. O tecladista Vinícius Steinbach destaca a importância da oportunidade proporcionada por projetos como o Som Aberto e o Rock nas Universidades: “A iniciativa de ambos traz à tona questões importantíssimas nos dias em que vivemos: democratização da cultura e espaço de convivência não segmentado. O caráter universal das propostas da Universidade potencializa, ao menos num primeiro momento, essa discussão”, afirma.

A Blend 87 tem na Tianastácia uma de suas referências musicais. “Conhecemos o Tianastácia e o trabalho deles. Eles tiveram uma importância pontual na história do rock mineiro e também ajudaram a cena independente. São, sem dúvida, uma banda que marcou uma geração. Esse projeto só confirma a preocupação deles com a cena, já que possibilitou espaço para uma banda como a nossa. Teremos a chance de tocar ao lado deles, fazendo a roda da música de Minas girar”, destaca Vinícius Steinbach.

Rock divertido

(Foto: Divulgação)

Show terá músicas inéditas do CD “Escorrega Um, Cai Cinco”, além de sucessos que marcaram a trajetória da banda (Foto: Divulgação)

Quando se alcança destaque no cenário musical, a responsabilidade de lançar novos trabalhos por pressão das gravadoras é cada vez maior. Escorrega Um, Cai Cinco é considerado por Podé um dos discos mais maduros da banda e, na opinião dele, um dos mais divertidos de se produzir. “Escorrega Um, Cai Cinco é um dos nossos discos mais legais. Tivemos toda a tranquilidade para trabalhá-lo e gravá-lo sem a pressão que tivemos em grande parte dos outros”, afirma.

Essência é um fator importante quando se é músico. Durante anos de anos de carreira, diversas sonoridades são experimentadas a fim de se alcançar trabalhos sempre originais. Podé afirma que Tianastácia sempre teve um caráter descontraído e isso continua com o próximo disco. “Nossa sonoridade nunca deixou de ser irreverente, e nesse disco isso fica muito claro. Nossa intenção sempre foi demonstrar um rock divertido, descompromissado”.

Originada nas vertentes do rock n’roll, Tianastácia dialoga com diversos gêneros musicais que transitam pelo pop, o rock e a música eletrônica. Além dos estilos, a característica marcante da banda é seu jeito irreverente e bom humor nas músicas, que, desde 1995, com a vitória no prêmio FestValda pela música “Cabrobró”, e em seguida com o lançamento do primeiro CD em 1996, Acebolado,  é reconhecida como uma das principais bandas do cenário pop rock mineiro.

Atualmente, a banda é formada por Podé e Maurinho (vocais), Antônio Júlio e Leo Nastácia (guitarras), Alexandre Oliveira (bateria) e Beto Nastácia (baixo).

O Som Aberto acontece nesse sábado, 24, a partir das 14h, na Praça Cívica da UFJF e é uma realização da Pró-reitoria de Cultura da UFJF.

Programação artística

14h Abertura

Grand Bazar

DJ Lucas Sidrach

15h – Multiateliê – Laboratório de Criação Livre em Arte.

CapoeiraMestre Cuité e alunos

16h Cortejo – Programa Gente em Primeiro Lugar