mestrado ciencias biologicas

Fabiano Touzdjian defendeu a dissertação “Proteômica comparativa de isolados de Xanthomonas campestris pv.campestris contrastantes em virulência”, no dia 03 de março, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Um estudo de mestrado comparou os produtos protéicos dos genes da bactéria Xanthomonas campestris pv.campestris, conhecida entre os pesquisadores por causar enorme prejuízos à produção de Brassicasseas, família que agrupa diversos gêneros de plantas herbáceas, como repolho, couve, couve-flor e brócolis. No trabalho, o acadêmico do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fabiano Touzdjian Pinheiro Kolhrausch Távora, adotou a metodologia de comparação entre um isolado brasileiro e outro referência de estudo obtido em coleção microbiológica no exterior, a partir do contraste observado em sua agressividade frente ao hospedeiro.

De acordo com Touzdjian, a partir do contraste de virulência entre essas bactérias, em termos de seus conteúdos proteômicos, foi possível identificar diversas proteínas envolvidas no processo, bem como suas funções e seu comprometimento no metabolismo e nos processos celulares. “A identificação dos genes que conferem uma maior virulência ao isolado brasileiro abre caminho para uma intervenção mais precisa e eficaz no combate a essa fitobactéria”, afirma.

A pesquisa foi elaborada a partir de uma abordagem recente para observação do material, utilizando analisadores de espectrometria de massas de última geração para identificar os conteúdos gênicos das bactérias comparadas. Para o acadêmico, a utilização desses métodos geram relevância para a contínua evolução e aprimoramento dos estudos, técnicas experimentais e métodos científicos.

Ainda segundo ele, os resultados obtidos contribuem para a sociedade de inúmeras formas. “Desde a pesquisa básica, com a geração, fomento e difusão do conhecimento, para além de sua concreta aplicação, seja de caráter econômico, com o aumento da produtividade de diversos setores, agregação de valores, como patentes, seja em termos de segurança alimentar ou até para a preservação em geral”, ressalta o mestrando.

Agora cursando doutorado em Genética e Biotecnologia na UFJF, Fabiano Touzdjian visa “criar um biblioteca de bactérias mutantes para esses genes revelados no mestrado, bem como, dar um enfoque mais aplicado à pesquisa, com a obtenção de vegetais totalmente resistentes, através da utilização da ferramenta de edição gênica in vivo, precisa, livre de transgenes,  conhecida como CRISPR.”

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Octávio Luiz Franco (orientador – Universidade Católica de Brasília)
Prof.ª Dr.ª Angela Mehta dos Reis  (coorientadora – Embrapa)
Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Santos  (UFJF)
Prof. Dr. Magno Rodrigues Junqueira (UFRJ)
Prof. Dr. Leandro Márcio Moreira (UFOP)

Outras informações: (32) 2102 – 3220 – Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas