Nesta sexta-feira, 23, a Diretoria de Avaliação Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reunirá com o Centro de Gerenciamento do Conhecimento Organizacional (CGCO) e com o procurador institucional, Fábio Ribeiro, para desenvolver o suporte que será oferecido aos coordenadores dos cursos cujos alunos farão a edição 2017 do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade).

Na última segunda-feira, 19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou edital com as diretrizes, procedimentos e os prazos do Enade 2017, que será realizado no dia 26 de novembro em todo o Brasil. Simultaneamente, foram abertos os prazos de enquadramento dos cursos e inscrição dos alunos que participarão desta edição.

Nos próximo dias, a Diretoria de Avaliação Institucional entrará em contato com os coordenadores dos cursos, para orientações e suporte. O acesso ao sistema será permitido pelo procurador institucional após o enquadramento dos cursos no sistema Enade, o que também deve ocorrer em breve.

“A previsão é que, na próxima semana, entremos em contato com as coordenações, prestando todas as informações necessárias referentes ao procedimento de inscrições de alunos no sistema”, pondera a Diretora Interina de Avaliação Institucional da UFJF, Flávia Bastos

Os coordenadores deverão inscrever os Estudantes Irregulares de ciclos Enade anteriores (alunos que faltaram à prova e/ou não responderam o Questionário do Estudante) e os Estudantes Ingressantes nos cursos do ciclo vigente até o dia 11 de agosto, através do sistema online. Eles também são responsáveis pela inscrição dos Estudantes Concluintes, cujo período de inscrição acontece de 10 de julho a 11 de agosto.

Este ano, cada estudante inscrito deverá atualizar seu cadastro, informando sobre as necessidades especiais (se houver), após a inscrição ter sido feita pelo coordenador. Os alunos terão acesso ao sistema a partir do dia 28 de agosto, período também reservado para o preenchimento do Questionário do Estudante – ação obrigatória.

Cursos que farão o Exame

A edição de 2017 avaliará os estudantes dos cursos:

– que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia e Sistemas de Informação;

– com diplomação de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras-Português; Matemática; e Química; também os cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais; Educação Física; Letras-Português e Espanhol; Letras-Português e Inglês; Letras-Inglês; Música; e Pedagogia;

– que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação desde 2004 e é composto por uma prova e um questionário socioeconômico para avaliação de desempenho do estudante. Os resultados individuais são mantidos em sigilo, mas contribuem para o cálculo dos indicadores de qualidade do curso participante e da educação superior no país.

Confira o cronograma completo do Enade 2017.

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional