(Foto: Fernanda Bertola/UFJF)

Aluno Gerson Romano Jr. recebeu o prêmio entregue pelo diretor de Imagem Institucional Márcio Guerra (Foto: Fernanda Bertola/UFJF)

Vencedor do concurso para a escolha do nome do Game desenvolvido pela Coordenação de Divulgação Científica, da Diretoria de Imagem Institucional, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o aluno Gerson Wesley Romano Junior, do sexto período de Engenharia Elétrica, recebeu, nesta quinta-feira, 22, a premiação de R$ 400 pela ideia criativa. O game agora é batizado com o nome “Eis a Questão”. O prêmio foi entregue pelo diretor de Imagem Institucional, Márcio de Oliveira Guerra.

Gerson é aluno do sexto período de Engenharia Elétrica e soube da competição através da página da Universidade no Facebook. De acordo com o estudante, a ideia surgiu de forma instantânea e foi inspirada na peça “A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca”, de William Shakespeare. “A ideia veio rapidamente. Queria criar alguma coisa simples, associando a ideia do que seria a questão, a resposta. Veio na minha cabeça a frase “Ser ou não ser, eis a questão”, do Hamlet, e fiz essa alusão, pois cultura e ciência são interligados”, afirma.

Ele destacou, ainda, a importância do game para a difusão do conhecimento entre crianças e adolescentes. “Muitas vezes a gente quando é novo não tem nenhum incentivo nessa área de ciências. O game serve como incentivo, levando o conhecimento científico para essas pessoas”.

O estudante já tem planos para o uso da premiação. Vai guardar o dinheiro recebido para viajar, no futuro, para Europa.

O concurso
A competição foi aberta a todos os estudantes da UFJF, com exceção dos que possuem vínculo com a Diretoria de Imagem Institucional. O concurso foi iniciado no dia 29 de maio e se estendeu até dia 9 de junho. A resposta vencedora foi avaliada pela comissão avaliadora, composta pela representante do setor de Divulgação Científica da Imagem Institucional, Bárbara Duque; pelo diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra; pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Arthur Avelar; e pela professora do Instituto de Artes e Design (IAD), Letícia Perani, experiente na área de games e cibercultura.

O game
Pensando nesta aproximação entre a ciência e a comunidade, o setor de Divulgação Científica da Imagem Institucional está desenvolvendo um game/quiz, em forma de aplicativo, voltado para jovens do ensino médio. De uma forma lúdica, serão transmitidas ao jogador informações baseadas nas pesquisas da UFJF. O objetivo é a compreensão de que a ciência não é algo distante, inalcançável, além de mostrar, baseado em dados obtidos ao longo do jogo, com qual área de conhecimento os futuros estudantes têm mais afinidade, servindo como uma espécie de teste vocacional.