grande atração do sábado é a banda mineira Tianastácia, que está em turnê de comemoração de seus 20 anos (Foto: Divulgação)

O destaque desta edição é a banda mineira Tianastácia, que está em turnê de comemoração de seus 20 anos (Foto: Divulgação)

O Som Aberto volta a ocupar a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no próximo sábado, dia 24, a partir das 14h, com entrada franca. Com atrações diversas, como música, dança, circo e outras manifestações artísticas e culturais, esta edição traz, ainda, a banda Tianastácia. Quem passar pelo campus encontrará, ainda, o Grand Bazar, com produtos de marcas locais, gastronomia e diversão, tudo isso com apresentação da drag queen Femmenino, que já conquistou o público do Som Aberto.

Se tem uma coisa que não pode faltar no evento é música. E para iniciar os trabalhos, o DJ Lucas Sidrach assume a discotecagem com um repertório bem eclético. “A proposta do evento é importante para os artistas e para a cidade. A possibilidade de trabalhar com tribos e sons diferentes é algo que é bem importante para meu trabalho, por isso, busco englobar sonoridades que façam do espaço um local tranquilo, divertido, onde toda e qualquer pessoa se divirta”, conta o DJ, que participa pela primeira vez de um evento como esse.

Diversidade de atrações

Algumas das atrações já são conhecidas por quem frequenta o projeto, como o Mestre Cuité, que retorna à UFJF, trazendo seus alunos para mais uma apresentação de capoeira, destaque de várias edições. Retorna também a  galera do Multiateliê, para proporcionar um espaço de arte interativa, em que o público infantil pode abusar da criatividade para produzir desenhos e pinturas durante o evento. A artista Déborah Lisboa, do espaço Amplitud, apresenta ao público a performance IlumiNada, misto de dança e malabarismo com bambolês, acompanhados de luzes de Leds, movimentos acrobáticos e interação livre e descontraída com o público.

O grupo Remiwl Base também volta ao Som Aberto, desta vez com a Mostra Nós, de danças urbanas, que busca retratar a identidade e a força de um grupo, aliando a personalidade e as particularidades de seus integrantes como forma de promover a força da união, a personalidade do ser, o empoderamento e a resistência. O Cortejo do projeto Gente em Primeiro Lugar leva ao evento crianças e adolescentes que participam das oficinas do programa, tendo como base os instrumentos de percussão e berimbaus. Além da apresentação de músicas, eles também farão uma mostra da oficina de percussão.

Gente em Primeiro Lugar leva ao evento crianças e adolescentes que participam das oficinas do programa, tendo como base os instrumentos de percussão e berimbaus. Além da apresentação de músicas, eles também farão uma mostra da oficina de percussão (Foto: Divulgação)

Gente em Primeiro Lugar: base do grupo são os instrumentos de percussão e berimbaus (Foto: Divulgação)

Música

Mais uma vez o Cultural Bar, numa parceria com o Som Aberto, realiza o Palco Cultural, desta vez com a apresentação da banda Pop For You, com Anne Jaenick e Lorena Fernandes. No formato voz e violão, a dupla faz versões acústicas de grandes sucessos do pop internacional, como Bruno Mars, Maroon 5, Ed Sheeran, entre outros.

Embora com pouco tempo de formação, a banda Blend 87 já vem conquistando o cenário musical de Juiz de Fora e também marca presença no evento. Formada por Renato Da Lapa (guitarra e violão); Vinicius Steinbach (teclados);  Douglas Poerner (baixo); Nathan Itaborahy (bateria); e Bruna Marliére (voz), está prestes a lançar seu primeiro CD e leva ao Som Aberto um show quase totalmente autoral. “O evento é um marco para Juiz de Fora, principalmente por incentivar a música autoral. Buscamos bastante a experimentação, a abertura a um som sem pretensão, um ambiente de discussão livre, e acredito que isso conversa com a proposta do Som Aberto”, conta o tecladista Vinícius Steinbach.

Blend 87: está prestes a lançar seu primeiro CD e leva ao Som Aberto um show quase totalmente autoral (Foto: Divulgação)

Blend 87, que deve lançar um CD em breve, leva ao Som Aberto um show quase totalmente autoral (Foto: Divulgação)

A grande atração do sábado é a banda mineira Tianastácia, que está em turnê de comemoração de seus 20 anos. A banda traz ao Som Aberto o projeto Rock nas Universidades, que busca levar shows gratuitos da banda para centros universitários de Minas Gerais. Enquanto rolam as atrações do evento, o público encontrará, ainda, praça de alimentação com food trucks, hipnose com o grupo Hypnosis, massagem relaxante com Quick Massagem, Campanha Veterinários Solidários e muito mais.

– 14h: abertura

Grand Bazar

DJ Lucas Sidrach

– 15h: Multiateliê – Laboratório de Criação Livre em Arte