Cursar parte da graduação no exterior e ainda vivenciar a língua e a cultura de um país estrangeiro é o sonho de muitos universitários brasileiros. Nesta quinta-feira, 22, alguns alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deram o passo definitivo para realizar essa aspiração. No anfiteatro das Pró-reitorias foi realizada a cerimônia de entrega das bolsas do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PII-GRAD), para 23 graduandos, uma iniciativa que busca fomentar o processo de internacionalização da Universidade.

(Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Selecionados cursarão um ou dois semestres em instituições conveniadas no exterior, como Itália, Alemanha, Portugal, França, Coréia do Sul, Rússia, Polônia, Japão, Espanha, Estados Unidos e Israel (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Os selecionados cursarão entre um ou dois semestres em instituições conveniadas no exterior em países como Itália, Alemanha, Portugal, França, Coréia do Sul, Rússia, Polônia, Japão, Espanha, Estados Unidos e Israel. Uma das beneficiadas foi a estudante do bacharelado de Design, Ludmila Cristina Silveira, que irá para a Universidade de Évora em Portugal. A estudante ressaltou a importância de vivenciar outras culturas e de uma experiência fora do Brasil, além da influência europeia em sua área de estudo “No design falamos muito do design europeu que é onde ele nasceu. Todo mundo vangloria isso, então para mim vai ser muito bom estar na Europa cursando design.”

O reitor da Universidade Marcus Vinicius David reiterou sobre o posicionamento em prol da internacionalização da Universidade e a carga representativa que os intercambistas terão fora do país “Nessa experiência vocês não estão apenas levando o nome de vocês, mas também o nome da nossa instituição. O exemplo, as demonstrações de afinco e dedicação serão uma forma de representar a Universidade”.

Novos horizontes
A diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, destacou a importância de enviar graduandos para o exterior e não somente alunos da pós-graduação e pesquisa. “Eles entram em contato com professores de fora, começam a ter uma outra visão de universidade, expandem o horizonte e voltam com uma nova cabeça, propícios a fazer um mestrado fora ou em parceria”. A diretora acrescentou que neste ano foram disponibilizados 32 destinos, nas mais variadas áreas de conhecimento, além de 355 vagas abertas, sendo 23 bolsas recebendo um total de 400 inscritos. De 2006 a 2017, estima-se que a Universidade enviou 500 estudantes de graduação para o exterior sendo 350 com bolsas.

A estudante de Jornalismo Luiza Dias foi uma das beneficiadas pelo programa no ano de 2015. Em seu período na Colorado College, nos Estados Unidos, ela ressaltou o interesse pela experiência desde muito jovem, os desafios em outro país e em um sistema educacional diferente. “Sempre achei a ideia interessante, aprender sobre outro país e principalmente o jornalismo através do olhar de outra cultura. Tive dificuldades em me adaptar a grande carga de trabalhos com um curto prazo para a entrega e como as matérias são divididas. Diferente daqui, lá as disciplinas são dadas uma por vez, organizadas em bloco.” Luiza acrescenta que a comunidade internacional fora do país é muito forte, havendo grupos de adaptação tornando a recepção mais agradável.