Como parte das atividades promovidas no Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a doutoranda Fernanda Bassoli realiza, nesta sexta-feira, 23, o Seminário “Promovendo diálogos entre a Neurociência e a Teoria da Aprendizagem Significativa: contribuições para a prática docente”.

Sua apresentação busca investigar as possibilidades de aplicação dos conceitos básicos da Neurociência para otimizar o aprendizado, tendo como ponto de partida as ideias propostas na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Desenvolvida pelo pesquisador norte-americano David Ausubel, essa teoria do campo de estudos da Educação aponta que “o fator isolado mais importante que influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece”.

Seguindo esse apontamento, a “aprendizagem mecânica” – em que o estudante memoriza os conteúdos de forma fragmentada – e aprendizagem significativa seriam partes complementares do processo contínuo do ensino. Ao ampliar e conectar as informações pré-existentes (ao criar links) o aluno estaria consolidando seu conhecimento.

Tendo isso em mente, Fernanda irá buscar formas de empregar o que se sabe sobre o funcionamento do cerébro no processo de ensino. Além disso, explica o professor José Guilherme da Silva Lopes (UFJF), a doutoranda “irá abordar abordar o papel, muitas vezes ingênuo e exacerbado, da Neurociência na sociedade. Com sua grande difusão na mídia, atualmente, parece estar crescendo uma expectativa sobre esse campo de estudo como uma resolução para todos os problemas do ensino. Fernanda vai contextualizar, em sua fala, essa questão.”

O evento é aberto a todos os interessados e irá ocorrer nesta sexta-feira (23 de junho), às 14h, na sala S209 do Instituto de Ciências Exatas da UFJF.